O prefeito Emidio de Souza, acompanhado da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Marcia Abreu, prestigiou, na tarde da quarta-feira, dia 18 de junho, a sessão solene da Câmara Municipal de Osasco em homenagem ao centenário da imigração japonesa para o Brasil.
Realizado no Teatro Municipal, o evento contou com uma celebração budista e atendeu a uma propositura do vereador Fumio Miazaki e também ao que determina a lei municipal 2287, de 19 de julho de 1990, que institui no calendário oficial do município o Dia da Imigração Japonesa no Brasil.
“Tenho muito respeito pela cultura japonesa e pelo povo deste país, que há 100 anos decidiu atravessar oceanos em busca de uma vida melhor. Agradeço a esta nação pela contribuição extraordinária para o desenvolvimento de Osasco e do País”, afirmou Emidio.
Durante a solenidade, os membros da colônia japonesa de Osasco Yoshiko Sato Yokote, Osamu Hiratsuka, Mitsuki Sakagushi, Mitsuo Omosako e Midori Amano foram condecorados com cartões de prata.
Após a sessão solene, o público foi agraciado com uma apresentação de koto, tradicional instrumento musical de cordas.
Participaram da sessão solene os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Antonio Jardim (Indústria, Comércio e Abastecimento) e Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos); o ouvidor da Prefeitura, Fernando Montini; o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Vergínio; os vereadores Fumio Miazaki, Fábio Yamato, Antonio Toniolo, Sonia Rainho e José Barbosa Coelho; o deputado estadual Marcos Martins; o presidente da Acenbo, Sussumu Araki; e a monja budista Oterá Fabiana Fukaya.