Em comemoração ao centenário da imigração japonesa no Brasil, a Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco (Acenbo) com o apoio da Prefeitura de Osasco, promoveu, nos dias 31 de maio e 1º de junho, o I Japan Matsuri – Primeiro Festival da Cultura Japonesa de Osasco. O prefeito Emidio de Souza prestigiou o evento.
Quem visitou a sede do clube durante o Festival pôde conferir os shows de música e dança japonesas, barracas de comida típica oriental, bazar de produtos japoneses e exposição de arte e cultura japonesa.
Presidente da Acenbo, Sussumu Araki, o Japan Matsuri marca o centenário com atividades voltadas à gastronomia, esportes e artes. “Os governos japonês e brasileiro e aproveitam para estreitar ainda mais as relações econômicas e políticas”, salientou.
Para trazer sucesso ao festival, as autoridades que prestigiaram o evento participaram da cerimônia Kagami Wari, conhecida também por “quebra do barril de saquê”, com o brinde em japonês Kampai! e Banzai!
Para o prefeito Emidio, o Festival da Cultura Japonesa de Osasco tem como objetivo reverenciar a memória dos primeiros japoneses que chegaram ao Brasil e encontraram acolhimento em uma terra fraterna. “Os japoneses são exemplos de disciplina e prosperidade, por isso, as comemorações do centenário vão tornar mais fortes os laços entre o Brasil e o Japão”, disse.
Também prestigiaram o evento os deputados estaduais Marcos Martins e Celso Giglio e o deputado federal William Woo, o vice-prefeito Faisal Cury, o secretário municipal Jorge Lapas (Governo); o presidente da CMTO, Valdir Roque; o presidente da Câmara Municipal de Osasco, Osvaldo Vergínio e os vereadores Fábio Yamato, Fumio Miazaki; o cônsul do Japão, Masuo Nishibayashi, e o vereador da cidade de São Paulo, Jooji Hato.