Durante o evento, o governador assinou o decreto que cria o Fundo de Desenvolvimento Metropolitano
Pensando em maior integração entre os 39 municípios que compõe a região metropolitana de São Paulo, na manhã desta terça-feira (16) o prefeito Jorge Lapas participou da 6ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), que discutiu demandas que envolvem as cidades e, posteriormente, também elegeu a nova diretoria do órgão.
Realizado no Centro de São Paulo, a reunião também foi marcada pelo anuncio, feito pelo governador Geraldo Alckmin, da criação do Fundo de Desenvolvimento Metropolitano para auxiliar os municípios. Alckmin assinou um decreto que cria o fundo e frisou que o Conselho é muito importante para que haja sinergia e melhores políticas para as regiões metropolitanas.
A reunião, conduzida pelo secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, elegeu Fernando Haddad, prefeito de São Paulo, e Carlão Camargo, prefeito de Cotia, respectivamente, presidente e vice-presidente do Conselho.
Durante sua explanação, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, clamou por uma integração ampla. Segundo ele, é necessária a criação de um plano diretor metropolitano e os prefeitos não devem apenas olhar para a sua cidade e, sim, para a sociedade de uma forma geral.
Osasco tem muito a ganhar. Essa é a avaliação do prefeito Jorge Lapas com o novo pleito do órgão. Segundo ele, essa integração entre o executivo osasquense e a direção do conselho, formada por prefeitos de cidades que fazem limite com Osasco, irá colaborar para atuação da prefeitura em áreas de divisa.