O prefeito de Osasco, Jorge Lapas, acompanhado do secretário de Serviços e Obras, Carlos Baba, e de uma equipe de técnicos e secretários municipais, vistoriou na manhã de domingo, 10 de março, os danos provocados pela chuva do dia anterior na cidade. Ele também estudou as medidas de combate e prevenção de enchentes.
O primeiro local percorrido in loco pelo prefeito Jorge Lapas foi o córrego Bussocaba até o trajeto no qual as águas desembocam no rio Tietê, em Presidente Altino. Junto aos técnicos, ele analisou a situação e verificou as possibilidades de realizar obras de infraestrutura que garantam maior vazão ao leito do córrego para evitar enchentes.
No Largo de Osasco, o prefeito Jorge Lapas conversou com moradores e comerciantes, que tiveram problemas com as águas das chuvas, e explicou que algumas obras serão realizadas em breve para evitar novos problemas de enchentes. Ele também aproveitou o momento para dizer o que já foi feito e quais são as soluções encontradas pelo poder público.
Na sequência, Lapas foi até o córrego João Alves no trecho onde as águas desembocam no rio Tietê. Durante a vistoria, o prefeito esteve acompanhado do Chefe de Gabinete, Waldyr Ribeiro Filho, do coordenador da Defesa Civil, Delcides Regatieri, e do arquiteto e assessor do Gabinete do Prefeito, Oscar Buturi, além do diretor de Comunicação Social da Prefeitura de Osasco, Roberto Trapp.
Ação no dia seguinte
Já na segunda-feira, 11 de março, equipes da Secretaria de Serviços e Obras iniciaram as obras de combate e prevenção à enchente. Um dos pontos que vai passar por reparos emergenciais é o muro de ala, ou seja, a estrutura de contenção da parte final da canalização do córrego João Alves, onde o mesmo desemboca na margem esquerda do rio Tietê, ao final da avenida Nações Unidas. O muro cedeu devido às chuvas e está passando por obras de reconstrução.
A Prefeitura também fará a remoção de uma ponte sobre o córrego Bussocaba, na avenida Fuad Auada, próximo à escola do SENAI, entre os bairros Presidente Altino e Bonfim. A antiga passagem de veículos foi bloqueada e transformada em jardim ainda nos anos 1980 e sua armação impede a vazão do córrego em mais larga escala, na ocorrência de cheias acentuadas.