O prefeito Emidio de Souza inaugurou na noite da última terça-feira, 18 de junho, o “Bolsão de Cultura” no Jardim Santo Antonio, zona Sul da cidade.
O projeto que proporcionará atividades culturais através de oficinas culturais gratuitas para aproximadamente 400 pessoas por semana, tais como: grafite; teatro; dança contemporânea; DJ; comunicação visual; jardinagem; gestão ambiental; música, pesquisas na biblioteca Ferréz e ainda Centro de Inclusão Digital.
Serão formados grupos de arte-terapia, que terão avaliações individuais do fisioterapeuta voluntário Adolfo Hernandes, que acredita no projeto. “Esse espaço é essencial não só para a saúde, mas pela cultura desse bairro periférico. E agora a cultura chega até a comunidade com a linguagem que eles gostam.”
O coordenador de Cultura, do Bolsão de Cultura, Wellington Portela, agradeceu o espaço. “Em nome do Bolsão de Cultura e em nome de toda coordenação, quero agradecer a confiança da administração. Espero que toda comunidade possa usufruir do espaço”.
Já o chefe de Gabinete e secretário de Governo, Jorge Lapas, falou de sua satisfação em ver o espaço cultural totalmente adaptado. “Quem não conheceu esse espaço antes da reforma pode não ficar muito surpreso, mas quem conheceu sabe da mudança que a casa sofreu. Aqui você vê o que é capaz a determinação e a capacidade das pessoas.”
O espaço destinado à juventude parecia irrecuperável. “É realmente surpreendente ver esse imóvel recuperado e melhor ainda saber que será utilizado para a mocidade como uma área de desenvolvimento”, ressaltou o vice-prefeito, Faisal Cury.
Para o prefeito Emidio de Souza é muito satisfatório perceber que uma sociedade pode ser mudada através da cultura. “Esta é uma casa para respirar cultura e mostrar o enorme potencial criativo que existe dentro de cada um. O que faltava para nossa juventude era a oportunidade de se expressar, mas com essa oportunidade, serão despertados muitos talentos”, disse.
E ainda completou: “Vamos transformar o que é desesperança e falta de oportunidade em vida plena para muitos da região”.
Para finalizar o evento, a Companhia Gotas Líricas fez uma apresentação e as autoridades presentes descerraram a placa inaugural.
Também estiveram presentes no evento os secretários Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social), Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais) e a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes.