O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado por secretários municipais e pelo deputado federal João Paulo Cunha, percorreu na manhã do dia 15 de junho vários bairros da cidade para acompanhar o andamento de obras em execução e que atendem tanto a demandas da população apresentadas no Orçamento Participativo (OP), quanto as metas do projeto Osasco 50 Anos.
Acompanharam Emidio o vice-prefeito de Osasco, Faisal Cury, e os secretários Marisa Elizabeth da Silva (Governo), Ewandro de Castro Ruck (Saúde) e Waldyr Ribeiro Filho Obras.
UPA – A primeira visita foi na construção da UPA24h (Unidade de Pronto Atendimento 24 horas) da Vila Menk. Os detalhes da composição interna dos consultórios e laboratórios foram passados pelo secretário de Saúde, Ewandro Ruck. A unidade, que está sendo construída em parceria com o governo federal, possui 1,7 mil m² de área e atenderá casos de urgência, incluindo odontológica, além de contar com uma base móvel do Samu/192. O prédio já está em fase de acabamento e terá capacidade para atender até 700 pacientes por dia, beneficiando uma população de 100 mil habitantes em sua área de abrangência. “A UPA é um equipamento extraordinário, que tem sido um sucesso em várias cidades do país. E aqui não será diferente. Vamos entregar esta unidade, na Vila Menk, ainda este ano e também já iniciados a construção de uma outra unidade, no Jardim Conceição”, afirmou Emidio durante vistoria.
UBS – Em seguida, o prefeito foi conferir mais uma obra na área da Saúde. A UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Helena Maria. Outra obra em parceria com o governo federal, ela vai contar com 500 m² de área construída e terá capacidade para realizar 3.600 consultas por mês em pediatria, clínica médica, ginecologia e odontologia. A nova sede vai substituir à atual UBS do bairro, que funciona em um prédio locado.
Pronto Socorro – A obra de construção do Pronto Socorro do Jardim D’abril também recebeu a vistoria do prefeito. A unidade, com 2,5 mil m² de área construída, já esta em fase final e terá capacidade para realizar até 600 atendimentos por dia. Dentro da unidade, o prefeito conheceu como será feita a divisão dos setores de atendimento, além de conferir o projeto de construção. Ele também fiscalizou as obras de acabamento.
Novo centro – O prefeito percorreu ainda os canteiros de obras do projeto de revitalização do Largo de Osasco. Ele chegou ao local pela região do Bonfim (asa norte da estação de trem) e foi recebido pelo Assessor Técnico de Obras da CPTM, Marcelo Machado, que detalhou o andamento das ações.
Na seguência, Emidio seguiu para o Calçadão da Antônio Agu, que já está em obras para troca do pavimento. Ele também passou no canteiro de obras da reformulação viária da Praça Antônio Menck e a reforma do terminal rodoviário, que inclui a criação de mais uma plataforma de embarque e cobertura. O projeto envolve ainda a duplicação da rua da Estação e a interligação com a avenida Hilário Pereira de Souza; além da reforma e ampliação da estação ferroviária da CPTM. “Estamos procurando apressar as obras do Centro da cidade, porque elas acabam interferindo no trânsito e isso incomoda. Por outro lado, esta obra, depois de pronta, vai melhorar muito a circulação e a qualidade de vida na região central”, disse o prefeito.
Canalização de córrego – No Jardim Aliança, Emidio vistoriou a segunda etapa de canalização do córrego Rico. A obra, que beneficiará aproximadamente 100 mil moradores que residem nos bairros às margens do córrego, como Helena Maria, Munhoz Junior, Jardim Elvira, Jardim Aliança, IAPI e Jardim Rochdale, é realizada em parceria com o governo federal. Agora, faltam menos de 300 metros para chegar ao Braço Morto do Rio Tietê. Já a avenida Bandeirantes será prolongada sobre o córrego canalizado.
Asfalto novo – o prefeito também percorreu as obras de asfaltamento de trecho complementar da avenida Juscelino Kubitschek. O local já recebeu paisagismo, canalização de rede de esgoto, guias, sarjetas e compactação da base. Já nos próximos dias receberá capa de asfalto.
Outro bairro que também está com asfalto novo é o Jardim Santa Rita. As ruas Café Moka, Santa Bárbara e Gabriel Rubens Varella receberam asfalto, guias e sarjetas, além do paisagismo. O resultado dos trabalhos também foi conferido de perto por Emidio.
Bom dia!
E a canalização do corrego João Alves, vai continuar? Quando? A promessa não foi cumprida, pois segundo todos os jornais, as obras voltariam em março/2011, mas até agora não retornaram. Obrigada.