Evento organizado pela Acenbo, o III Japan Matsuri reuniu cerca de 30 mil pessoas
A Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Osasco (Acenbo), com o apoio da Prefeitura, promoveu, nos dias 2 e 3 de junho, o IIl Japan Matsuri – Festival de Cultura Japonesa de Osasco, que na edição deste ano também celebrou o cinquentenário da cidade.
O prefeito de Osasco, Emidio de Souza acompanhado dos secretários municipais Jorge Lapas (Governo) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras), prestigiou o festival no sábado, dia 2.
Quem visitou a sede da entidade, durante o festival, pôde conferir shows de músicas e danças japonesas. Em um total de 40 barracas, também foi possível provar comidas típicas orientais, além de conhecer mais da arte e da cultura do Japão. Segundo os organizadores, cerca de 30 mil pessoas copareceram aos dois dias de evento, 10 mil a mais do que era previsto pela Acenbo.
Falando na abertura do festival , Emidio salientou a evolução do evento, que a cada ano traz novas atrações e reúne maior público. “É uma imensa alegria termos pelo terceiro ano consecutivo esta festa, que a cada ano vêm se tornando mais bonita, mais participativa e que garante o congraçamento de nossa cidade com a cultura japonesa”, afirmou.
O prefeito também destacou o fato do Japan Matsuri, neste ano, homenagear os 50 anos de Osasco. “Nossa cidade completou 50 anos em fevereiro, mas as atividades vão durar o ano inteiro. E atividades, como esta são muito importantes para que possamos marcar essa data com o valor que ela merece”, completou, lembrando ainda que o convênio de cidades-irmãs entre Osasco e Tsu, no Japão, completou recentemente 35 anos.
O presidente da Acenbo, Sussumu Araki, também falou da grandiosidade do evento e das atividades do Festival. “O Japan Matsuri é o maior Festival da Cultura Japonesa realizada em nossa região por iniciativa da comunidade de origem estrangeira. Essa grandiosidade justifica o apoio que a comunidade Nipo-Brasileira de Osasco tem recebido do poder público e da iniciativa privada. Esse festival veio para ampliar as relações entre a sociedade brasileira e outras culturais através da gastronomia, das exposições, das oficinas culturais e das apresentações artísticas”, disse.
Ainda na abertura, as autoridades participaram do ritual do barril de sakê, cerimônia na qual o “Kagami-wari” é quebrado de maneira simbólica. Essa tradição de quebrar do barril representa o desejo de prosperidade, sucesso e fraternidade ao evento e aos participantes.
Também prestigiaram o evento o cônsul geral do Japão em São Paulo, Kazuaki Obe, e a consulesa Eiko Obe; a coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura de Osasco, Gleides Sodré; o deputado federal Junji Abe; os deputados estaduais Marcos Martins, Jooji Hato e Celso Giglio; o ex-prefeito de Osasco, Guaçu Piteri; o diretor do Bradesco, Olavo Kimura; o gerente-geral da Caixa Econômica Federal de Osasco, Cesar Arruda de Oliveira; o diretor presidente da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa, Kihatiro Kita; e os vereadores Rubens Bastos, Fábio Yamato, Fumio Miazaki, Rogério Lins, Oswaldo Vergílio e Mario Luiz Guide.