A cidade de Osasco ganhou na manhã do último domingo, dia 27/09, um espaço muito especial para o lazer e a prática de esportes: o Parque da Bicicleta, localizado no Jardim Piratininga, Zona Norte da cidade, ao lado do Parque Piratininga.
Em uma área de aproximadamente 4 mil metros quadrados, foram construídas uma praça de acesso com bicicletário, quiosque e bebedouro; playground com brinquedos de piso e equipamentos para condicionamento físico; praça de convivência com bancos de alvenaria; instalação de mesas com bancos para jogos em concreto com tabuleiros em pastilhas cerâmica preto e branco no tampo; pista de caminhada; canteiro para o plantio e a floração de grama; iluminação pública; paisagismo; e uma pista de bicicross.
Na ocasião, os pilotos de salto Mike Moura e Murilo Dacilius fizeram demonstrações de manobras com bike BMX e levaram 10 bicicletas com capacetes para oficinas com o público.
Waldyr Ribeiro, secretário de Obras, afirmou que “o novo equipamento traz melhorias para a qualidade de vida dos freqüentadores e satisfação para a nossa cidade”. Já de acordo com Carlos Marx, secretário de Meio Ambiente, o Parque da Bicicleta veio para complementar o Parque Piratininga e ser uma referência nacional: “Ele é uma referência não só para a região, mas para todo o Brasil, quando prova que é possível unir esporte e lazer à preservação do meio ambiente”, afirmou.
Em seu discurso, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, lembrou que o Parque da Bicicleta é uma obra que estava incluída no programa de governo definido nas eleições de 2008. “Agora podemos partir para a próxima obra. É uma satisfação quando palavras empenhadas se tornam concretas”, afirmou. O prefeito destacou ainda o plano de, futuramente, integrar o Parque da Bicicleta ao Parque Piratininga. “Quero pedir a ajuda de vocês para conservar o parque. É preciso que a comunidade saiba preservar o que foi conquistado, para termos cada dia mais orgulho do lugar que a gente vive”, finalizou.
O objetivo da Prefeitura com a inauguração é exaltar o valor da bicicleta como meio de transporte urbano e instrumento para a prática esportiva, em favor da preservação do meio ambiente e da qualidade de vida.
Pista de bicicross
Construído como uma extensão do Parque Piratininga, o grande destaque desta nova área é a pista para a prática de bicicross. Desenhada por Eduardo Campos, coordenador do departamento de pistas da Confederação Brasileira de Ciclismo, e executada pela Secretaria de Obras e Transportes, em conjunto com Campos, a pista é a primeira do gênero na cidade.
A pista é classificada como “light”, ou seja, seu porte a credencia a ser utilizada como escola para a introdução de crianças ao esporte. Ela tem um terço do tamanho da oficial e irá contribuir para difundir o bicicross em Osasco.
A obra é uma parceria da Prefeitura com o governo federal, aprovada pela Câmara Municipal. O prefeito ainda encomendou à Secretaria de Obras e Transportes, para até o final deste ano, um estudo sobre a instalação de mais ciclovias na cidade.
Também estiveram presentes ao evento o Dr. Faisal Cury, vice-prefeito e presidente da FITO; os secretários Jorge Lapas (Governo); Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer); Gelso de Lima (Saúde); Fernando Montini (Serviços Municipais); a Diretora de Comunicação Social, Emília Cordeiro; o deputado estadual Marcos Martins; Osvaldo Verginio, Presidente da Câmara de Osasco; e os vereadores Aluísio Pinheiro; Mário Luiz Guide; Rogério Lins; Valmir Prascidelli; Cláudio da Locadora; Valdomiro Ventura; e Toniolo.