Cemeief Professor Darcy Ribeiro é uma das mais bonitas e modernas da rede, com classes desde a creche até o Ensino Fundamental. Inauguração contou com show do cantor Latino
O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, inaugurou no último sábado, dia 19 de setembro, uma das mais bonitas, modernas, seguras e acolhedoras escolas da rede municipal de ensino: a Cemeif Professor Darcy Ribeiro, no Jardim Marieta.
O projeto foi totalmente desenvolvido pela atual administração para atender, com educação de qualidade, 1140 alunos da região. Ela tem classes desde creche até a 4ª série do Ensino Fundamental, espalhadas por 2 blocos de 5 andares de cada um dos dois blocos, com espaços diferenciados e adequados tanto para cada nível de ensino e ainda completa acessibilidade, incluindo rampas e sanitários adaptados.
A cerimônia de inauguração foi aberta por Maria Aparecida Rodrigues, moradora do bairro e mãe de um aluno matriculado na unidade. “Essa é uma escola linda, como nossos filhos e nossa comunidade merecem”, disse, falando em nome de todas as famílias de estudantes.
Em seguida, o secretário de Obras e Transportes, Waldyr Ribeiro Filho, fez um balanço dos investimentos para ampliação da rede municipal de ensino. “Já entregamos, na gestão do prefeito Emidio, 11 novas escolas e outras 4 estão em construção, incluindo os CEUS das zonas Norte e Sul”, explicou. Em seguida, ele falou especificamente sobre a unidade. “São 5,4 mil m² de área construída, englobando creche, Emei e Emef. Mas o mais importante é que esse projeto foi concebido para que a comunidade se aproprie da escola. Ela tem biblioteca, quadra, sala de vídeo e multiuso em um bloco independente, que pode ser abertos aos moradores sem prejudicar as atividades escolares”, completou.
Já a diretora da unidade, Rosana Fernandes, destacou que, aliado a esse projeto, a escola vai oferecer uma educação de qualidade, que já é marca da rede municipal. “Agradeço muito ao prefeito por esse presente, que é uma verdadeira jóia para nossa comunidade”, acrescentou.
Também presente ao evento, a representante da Fundação Professor Darcy Ribeiro, Maria José Latege, que veio do Rio de Janeiro (onde fica a sede da entidade) para o ato, falou sobre o homenageado, destacando seu empenho pela educação. E também elogiou a nova escola. “Parabéns prefeito Emidio por sua obra. Volto para o Rio de Janeiro encantada com o que vi aqui”.
Em seu pronunciamento, a secretária de Educação, professora Mazé Favarão, falou que o trabalho da prefeitura vai além de construir escolas. “Garantimos também o acesso, a uma educação pública gratuita e de qualidade, a todas as crianças. Porque acreditamos que todas elas são capazes”, disse.
Fechando o evento, o prefeito Emidio de Souza falou da alegria, como administrador público, de entregar mais uma unidade de ensino na cidade. “Mas, além de construir escolas, valorizamos a Educação fornecendo material escolar e uniforme gratuito às crianças, garantindo merenda de qualidade, com arroz, feijão, carne e legumes, e ainda colocando, nas classes, professores bem preparados, com cursos de capacitação. Fazemos isso porque as mães precisam ter garantia de que seus filhos estão seguros e nas mãos dos melhores profissionais”.
Em seguida, o prefeito Emidio se dirigiu ao palco, montado próximo à escola, onde aconteceu um show gratuito do cantor Latino para comemorar a entrega da obra. No palco, falou um pouco mais sobre a escola. “Fizemos essa escola para que as crianças estudem aqui até os 10 anos de idade, garantindo seguranças aos pais, já que a maior preocupação das famílias é com a Educação dos filhos”.
Ele também destacou outras obras realizadas pela prefeitura na região do Jardim Marieta. “Recapeamos vias importantes, como as avenidas São José e dos Remédios, iluminamos o campo do Spada e também trouxemos para cá , atendendo pedidos da comunidade, uma agência bancária e uma lotérica”, destacou.
Um sonho realizado
Para as mães de alunos atendidos na Cemei Professor Darcy Ribeiro, a nova escola é um sonho realizado.
“As crianças estão gostando muito. Elogiam o espaço e adoram os brinquedos. Antes, ficavam na rua, sem condições de segurança. Essa escola foi um presente”, disse Marinalva Moraes Britto, mãe das alunas Evelyn e Noemi.
“A escola foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para as crianças da região. Desde a alimentação até as professoras e o espaço para brincar, tudo melhorou.”, completou Rosilene Ferreira, da Silva, mãe da aluna Victória.
Para Josefa Fonseca da Silva, mãe do aluno Antônio Henrique e avó da aluna Maria Luiza, o Jardim Marieta precisava de uma escola como essa. “As crianças não param de elogiar. Chegam em casa empolgadas, contando dos brinquedos e falando até da merenda”.
Já para Maria Luiza Nogueira, mãe da aluna Tamires, a nova escola oferece mais do que ensino. “Aqui eles têm lazer completo, como quadra e sala de vídeo”, disse.
E Laís Mayara de Araújo está feliz porque seus dois filhos, Ana Gabryella e Estevan, que hoje estão no Jardim II, vão poder estudar na nova escola até a 4ª série. “Além disso, agora eles têm muito espaço para brincar”, acrescentou.