Com a medida, a Praça Pedro Gomes de Oliveira, entre as ruas Sebastião de Melo Dias e Orlando B. Martins, torna-se um símbolo daqueles que lutaram na guerra e ajudaram a derrubar o regime nazi-fascista
Na tarde de 18 de maio, o prefeito Emidio de Souza recebeu em seu gabinete a família Gomes de Oliveira, para prestar uma homenagem póstuma ao patriarca da família, Pedro Gomes de Oliveira, um veterano da Segunda Guerra Mundial. Uma praça no Jardim Sindona, zona Sul da cidade, agora tem o seu nome.
“Tenho grande alegria em homenagear Seo Pedro ao ver sua história, a família que constituiu, os frutos que deixou”, disse o prefeito.
Enviado para combater o nazi-fascismo na Europa como pracinha, nomenclatura dada a membros da Força Expedicionária Brasileira combatentes da guerra, ele abdicou da segurança do lar, do tempo com a família e fez muitas outras concessões para lutar pelo Bem Maior, e é por esse motivo que é agora homenageado com uma praça em seu nome.
“Bem daquele que pode partir deixando um grande exemplo para a cidade, para o País, e muito orgulho para sua família. Espero que sua memória seja preservada”, falou Emidio.
A lei que deu o nome de Pedro à praça foi apresentada na Câmara pelo vereador Josias do Nascimento, aprovada por unanimidade e sancionada pelo prefeito.
“A praça merecia uma revitalização e um nome, e quando soube da história de Seo Pedro, me emocionei: nada mais justo que prestar essa homenagem, em nome de toda sua família aqui presente – Dona Maria Cordélia, a viúva; os filhos, netos, genros e noras”, falou o vereador, apontando-os.
Pedro Paulo Gomes, filho do combatente, resumiu a emoção da família: “É uma homenagem póstuma muito bonita. Agradecemos a sensibilidade dos vereadores e do prefeito. Sabemos que todos ficaram comovidos com a história de meu pai”.
A cerimônia foi encerrada com a entrega de uma placa que simboliza o ato da denominação da praça.