Prefeito Emidio firma parceria com empresa prestadora de serviços no segmento de telecomunicações para qualificar profissionais de Osasco

Na tarde de terça-feira, 16 de agosto, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, assinou a autorização para firmar o termo de convênio entre a Prefeitura e a empresa Estart Serviços Ltda com o objetivo de estimular e fortalecer a qualificação social e profissional de trabalhadores para a área de telecomunicações. A assinatura da autorização do convênio aconteceu em seu gabinete.

A empresa Estart Serviços Ltda ficará responsável pela seleção dos trabalhadores cadastrados no Portal do Trabalhador da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco (SDTI), que realizarão o curso de “Instalação e Reparação na área de linhas e aparelhos telefônicos”. Com a qualificação e avaliação dos candidatos, os trabalhadores serão encaminhados para empresas parcerias para seleção e possível contratação dos selecionados de acordo com o desempenho e o perfil técnico de cada um.

O crescimento rápido da área de telecomunicações fez surgir um grupo de trabalhadores formados na prática do trabalho, sem a devida especialização, o que muitas vezes gera repetição de serviços e demora nos atendimentos, mas, criou também novas vagas de emprego, o que exige do setor público, atenção específica.

A fim de responder à necessidade do município de qualificação de trabalhadores para esta área, a SDTI buscou, junto ao mercado, parceiros com experiência comprovada na área, para desenvolvimento de projetos de qualificação e inserção profissional.

A Estart é uma empresa dedicada à Educação Corporativa desenvolvendo competências profissionais para a qualificação de mão de obra especializada para o mercado de Tecnologia. O curso será ministrado no Centro Público de Qualificação Social e Profissional –Sindicalista Arsênio Rodrigues da Silva, localizado na Avenida Diogo Antônio Feijó, 889 – Km 18, e contará com uma turma de 50 estudantes, com carga horária total de 60 horas.

Durante a assinatura do convênio, o diretor comercial da Estart Serviços Ltda, Carlos Alberto Ramires, falou sobre as perspectivas da empresa. “Buscamos mão de obra, qualificamos e encaminhamos para uma empresa contratada na área de telecomunicação. Buscamos pessoas oriundas de outros mercados e qualificamos para recolocá-las em outras áreas da economia em ascensão, mas ainda carente de qualificação. Escolares regulares geralmente não trabalham nesse segmento e operamos para capacitar novos trabalhadores em mercados ainda pouco explorados”, disse, acompanhado do diretor operacional, Claudemir Gomes.

A secretária de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão de Osasco, Sandra Inês Faé, salientou o empenho dos funcionários da secretaria, do esforço em propiciar o curso e de fortalecer convênios que visem aumentar a oferta de oportunidade de emprego e trabalho para o cidadão. “Ampliamos e avançamos na qualificação de mão-de-obra especializada. Essa é uma estratégia em que, em breve, daremos muitos saltos. Reforçamos a estratégia de selecionar pessoas no Portal do Trabalhador, formá-las e intermediá-las no mercado de trabalho. Todos os formados nesse convênio já serão absorvidos pelo mercado”, disse, acrescentando que o curso piloto deverá ser ampliado, com a formação de novas turmas.

“Durante esta formação profissional, o Programa Osasco Inclui é responsável pela qualificação social, que será oferecida em seis horas”, complementou Tássia Ribeiro, coordenadora do Programa Osasco Inclui.

Já o prefeito Emidio destacou a importância do evento e da capacitação de trabalhadores da cidade. “A exigência do mercado de trabalho é cada vez maior no sentido de buscar pessoas cada vez mais capacitadas e bem formadas. A Prefeitura faz o possível, sempre com parcerias de grandes e pequenas empresas, para que o trabalho conjunto seja muito eficaz e profícuo para nossa cidade”, ressaltou.

Também prestigiaram o evento a assessora do Programa Osasco Inclui, Maria Aparecida Correa; a coordenadora do Programa Osasco Solidário, Magali Honório, e o assessor do gabinete da SDTI Luís Antônio de Castro Nogueira Santos.

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.