Durante o evento, ele destacou a importância da participação democrática na administração municipal e anunciou duas novas conquistas para a cidade: a inauguração da 1ª fase de duplicação da avenida Visconde de Nova Granada e o projeto “A Escola vai à Casa”
O prefeito Emidio de Souza empossou, em cerimônia realizada no dia 29 de outubro, os novos delegados do Orçamento Participativo (OP) para o biênio 2009-2011. São ao todo 169 homens e mulheres que foram eleitos em plenárias, nas regiões onde moram, para acompanhar a execução do Orçamento municipal e também indicar as obras prioritárias para as comunidades que representam.
O evento foi aberto pela coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes, que fez um balanço das ações desde ano. Foram realizadas plenárias nas 19 regiões nas quais estão distribuídos os bairros da cidade, que contaram com a participação de aproximadamente 4 mil pessoas. E o índice de aprovação das reuniões foi bastante alto, com 54,65% dos participantes considerando a atividade “muito boa” e 41,75% “interessante”.
Nice destacou ainda que os delegados participaram de 4 seminários de formação, com os temas: Transparência nas Finanças e Orçamento Público, Democracia Participativa e Democracia Representativa, Desenvolvimento Local com Inclusão Social, e Participação Cidadã na Gestão Pública. A coordenadora encerrou essa etapa do evento convidando todos a participarem da plenária do OP Jovem, que acontece no dia 15 de novembro, às 15 horas, no Centro de Formação dos Professores.
Em seguida, funcionários do OP apresentaram uma peça de teatro mostrando como funciona o programa. E foi iniciada a cerimônia de posse.
De acordo com Nice, o projeto, que existe desde 2005, se fortaleceu ainda mais este ano. “Além de discutirmos o Orçamento, tivemos o desafio de planejar a cidade, por meio do Plano Plurianual Participativo”,explicou, referindo-se a outra ferramenta de participação democrática, instituída pelo prefeito Emidio, e que resultou na elaboração do PPA, que traz as principais ações da prefeitura para os próximos cinco anos.
Nice também falou sobre as próximas atribuições dos delegados. “Além de discutirmos as demandas de cada região, vamos prepará-los para acompanhar a Lei de Orçamentária Anual (Loa) de 2010”, acrescentou.
Já o secretário de Governo, Jorge Lapas, falou da alegria em ver tantas pessoas dispostas a trabalharem pela cidade. “O prefeito Emidio de Souza abriu espaço para a participação popular em seu governo e a cidade respondeu. E agora, com a capacitação dos delegados, que será acelerada em 2010, essa participação será ainda melhor”.
O prefeito Emidio de Souza, por sua vez, iniciou sua fala afirmando que, por meio do Orçamento Participativo, a população é ouvida antes que a prefeitura defina quais são as prioridades para a cidade. “Essa é a verdadeira democracia. E fico muito feliz em saber que o OP de Osasco é referência, para outras cidades que querem aperfeiçoar seus instrumentos de participação popular”.
Emidio destacou ainda que, em Osasco, desde grandes obras até pequenas intervenções foram executadas a partir de indicações feitas nas plenárias do programa e acompanhadas pelos delegados. “Muitos governantes falam ´eu fiz´. Mas em Osasco, falamos ´nós fizemos´. E isso vale tanto para obras, como escolas, avenidas e bases das guarda municipal até serviços, incluindo o parto humanizado e a realização fundiária. Em tudo que faz essa cidade crescer, as soluções nasceram das plenárias do OP”, afirmou.
O prefeito também aproveitou o evento para anunciar duas novidades para a cidade. “Na Educação, estamos trabalhando em um novo programa, chamado A Escola vai à Casa, e no qual um grupo de especialistas vai até a casa dos alunos, especialmente aqueles com dificuldade de aprendizagem, para conhecer sua realidade e busca soluções para incentivá-la nos estudos. E, no próximo dia 28, vamos inaugurar a primeira fase da duplicação da avenida Visconde de Nova Granada, com um show gratuito da duplica Bruno e Marrone”, completou.
Também prestigiaram o evento os secretários Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes) e Carlos Marx (Meio Ambiente), o chefe de gabinete do prefeito, Luciano Jurcovichi, o coordenador de Relações Internacionais, Aldo Rocha, e o Ouvidor da Prefeitura, José Pedro, além dos vereadores Aluísio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara), Valmir Prascidelli, João Góis, Rogério Lins e Rubens Bastos.