Na manhã de 16 de maio, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, prestigiou a cerimônia oficial da primeira visita do general de Exército e comandante militar do Sudeste, Adhemar da Costa Machado Filho, ao 4º BIL (Batalhão de Infantaria Leve Regimento Raposo Tavares), no Quartel de Quitaúna em Osasco.
O general que está no cargo há dois meses é responsável por coordenar a divisão do Exército que abrange o Estado de São Paulo, cargo até então ocupado pelo general João Carlos Vilela.
No pátio do Quartel, as honrarias militares também foram comandadas pelo tenente-coronel comandante do 4º BIL, Darkenwald. Logo após o general passar em revista a tropa, o prefeito Emidio de Souza deu as boas vindas ao militar.
Durante a cerimônia o comandante Darkenwald iniciou seu pronunciamento contando a história da formação do Quartel destacando a chegada em Quitaúna no ano de 1923, nas terras que pertenciam ao Bandeirante Antônio Raposo Tavares. Frisou também a participação dessa unidade no envio de tropas à Europa durante a segunda Guerra Mundial, além das tropas enviadas às Forças de Manutenção de Paz das Nações Unidas (ONU), ressaltando as missões no Haiti. Ele ainda fez uma breve apresentação das instalações do Quartel.
Por sua vez, o general parabenizou a formação das tropas e da Banda Sinfônica do 14º BIL, que segundo ele representam o estado amigo entre os militares. Em seguida deixou sua mensagem. “Temos que ser, para sociedade, brasileiros modelo. Nosso compromisso é com está nação. Somos o 5º em extensão territorial. Somos a 7ª maior economia do mundo. Muitos países têm apenas histórias, mas o Brasil tem história e futuro”, disse.
Para o prefeito Emidio de Souza, eventos como este mostram o bom relacionamento da administração municipal com o Exército. “Temos muita satisfação em receber, em nossa cidade, autoridades como o general Adhemar da Costa Machado Filho”, ressaltou.
O evento também contou com a presença do coronel da Polícia Militar e comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Osasco, Riccieli Folguieri, e do sub-comandante da Guarda Municipal de Osasco, Erivan, dentre outras autoridades.