O Teatro Municipal de Osasco foi palco na noite de terça-feira, 21 de julho, da Plenária Final do Plano Plurianual Participativo (PPA) de 2010 a 2013. Na oportunidade, o prefeito Emidio de Souza recebeu as propostas e metas apontadas pela comunidade durante plenárias nos bairros, para inclusão no PPA, que será encaminhado à Câmara Municipal de Osasco.
O evento representou mais um importante avanço no modelo de gestão democrática adotado pela Prefeitura de Osasco, que já criou diversos conselhos municipais, o Orçamento Participativo (OP) e o Projeto Osasco 50 Anos. O encontro contou também com atividades lúdicas, envolvendo show musical e uma apresentação teatral explicaram à população o que é o PPA Participativo.
Para a coordenadora do Orçamento Participativo, Nice Abrantes, foi uma plenária histórica que demonstra que a democracia está se consolidando na cidade. Em junho, foram realizadas cinco plenárias regionais do PPA Participativo, onde os moradores de Osasco tiveram a oportunidade de levar suas propostas para serem incluídas no planejamento do governo municipal. “Fizemos também cruzamento das demandas da comunidade com as do Plano de Governo do Prefeito e do Projeto Osasco 50 anos”.
Presente ao evento, o secretário de Finanças, Estanislau Dobbeck, falou que quando a atual administração foi iniciada, em 2005, o município contava com um orçamento de R$ 462 milhões. “No decorrer desses anos, desenvolvemos uma série de ações visando aumentar a arrecadação. E hoje, nossa estimativa orçamentária para 2010 é de R$ 1,080 bilhão”, disse. “Esperamos que todas as demandas sejam incluídas no PPA que será encaminhado a Câmara Municipal de Osasco” acrescentou.
Para o prefeito Emidio, a qualidade de um governo deve ser medida pela capacidade de mudar paradigmas e de inovar. “O Orçamento Participativo é um instrumento democrático de conhecimento sobre finanças públicas que veio para ficar. Quando foi criado era para apresentar apenas as propostas ao orçamento anual. Hoje, o PPA Participativo é um desafio, um passo maior para o OP e revela a preocupação com o futuro da cidade”, afirmou.
Emidio destacou também em seu discurso que o PPA Participativo é mais uma oportunidade de participação da comunidade, garantindo um espaço de educação para a cidadania. “Nas administrações anteriores os PPAs não contavam com um plano articulado”, salientou.
O prefeito aproveitou a ocasião para apresentar aos convidados as realizações do município nos últimos anos, as obras que estão em execução e defendeu que “é preciso descobrir a vocação econômica de Osasco”. “O município está localizado em um importante corredor de exportação e, com a conclusão das obras do Rodoanel – trecho oeste – estará atraindo cada vez mais empreendimentos. Acredito que a atividade econômica de Osasco vai crescer e gerar muitos empregos”, disse.
Segundo ele, nos próximos quatro anos serão intensificados os investimentos na revitalização urbana, meio ambiente, cultura e esportes além de saúde e educação. “Vejo para a cidade um ótimo futuro, com a sociedade aberta para construir uma cidade cada dia melhor”, concluiu.
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito e presidente da FITO Faisal Cury; o deputado estadual Marcos Martins; o Chefe de Gabinete do prefeito, Luciano Jurcovichi; os secretários municipais Carlos Marx (Meio Ambiente), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Luis Mansur (interino de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), Gelso de Lima (Saúde), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social), Marisa Elizabeth (interina de Governo), Paulo Fiorilo (Administração), Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos), Nelsinho Mathias (interino de Habitação e Desenvolvimento Urbano) e Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); o presidente da CMTO, Valdir Roque; os vereadores Osvaldo Vergínio (Presidente da Câmara Municipal), João Góis, Mário Luiz Guide, Rogério Lins, Rubens Bastos e Valmir Prascidelli; entre outras autoridades.