Em cerimônia de comemoração do aniversário de 29 anos de existência e de inauguração da nova sede da Associação Pestalozzi, no dia 9 de agosto, o prefeito de Osasco, Emidio de Souza, acompanhado de sua esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Marcia Abreu, assinou convênio entre a Prefeitura e a entidade para transferência de recursos do FUMCAD (Fundo Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente), para execução do projeto “Semear”.
A nova sede inaugurada do Centro de Educação para o Trabalho da Associação Pestalozzi, que leva o mesmo nome de sua fundadora, Ágtha Maria D’ Ângelo, está localizada no bairro Umuarama.
A parceria firmada pelo prefeito com o recurso do FUMCAD e a associação tem por objetivo a prestação de serviços especializados de acessibilidade, comunicação e marketing. Dentre outros importantes benefícios, a parceria também visa a aquisição de equipamentos e materiais para adequação de infraestrutura e melhoria na qualidade do atendimento da entidade.
Desde 1982, a Pestalozzi exerce um trabalho de inclusão social de adolescentes e adultos com deficiência intelectual através de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho. Hoje estão incluídos no projeto da associação 120 jovens e adultos. Alguns já ingressaram no mercado por meio do programa Jovem Aprendiz em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão (SDTI) da Prefeitura de Osasco e a iniciativa privada.
Durante a abertura do evento, a gestora executiva da Pestalozzi e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Osasco, Márcia Oliveira Soléra, resgatou o histórico da associação e relatou o funcionamento do órgão. O aluno Jonatas Sarmento também explicou sua trajetória de aprendizagem na associação, que contribuiu para o seu ingresso no mercado de trabalho em uma gráfica da cidade.
Emocionada pelas conquistas da novo espaço e pelos bons resultados dos trabalhos, a presidente da Pestalozzi Osasco, Maria Luiza Cinta agradeceu.
Em seguida, o prefeito Emidio iniciou seu discurso direcionado para a fundadora, Ágtha Maria. “Há quatro anos, com 92 anos, a senhora estava aqui no lançamento da Pedra Fundamental. Hoje, aos 96 anos, vem participar desse maravilhoso evento de inauguração da sede. A ideia existe, mas para dar certo precisa de alguém que acredite nela e a senhora é um exemplo disso”, ressaltou o prefeito.
Emidio ainda destacou que é importante uma entidade caminhar junto com o poder público. Ele também aprovou a utilidade que o terreno teve após ter sido doado para a associação, que tem contribuído muito na profissionalização de jovens e adultos da cidade.
O momento também foi marcado por homenagens. A presidente da Pestalozzi entregou uma placa comemorativa ao prefeito Emidio, em agradecimento pela parceria. Os dois ainda descerraram a placa de inauguração da sede. A primeira presidente da Pestalozzi Osasco, Tecla Pignatari, homenageou a fundadora, Ágtha Maria D’ Ângelo. “Nós a convidamos para dirigir a Pestalozzi em Osasco, ela veio e não foi mais embora”, disse Tecla. “Nós começamos em uma sala que antes era dos escoteiros e depois de muitos anos conseguimos nossa sede, realizando um sonho”, afirmou Ágtha.
O enceramento do evento contou com a benção do padre Mário Pistor, do Colégio Nossa Senhora dos Remédios.
A composição da mesa contou ainda com os secretários municipais de Serviços e Obras, Waldyr Ribeiro Filho, e de Assistência e Promoção Social, Gilma Rossafá; do deputado estadual, Celso Giglio e do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Antonio Dantas.
Também prestigiaram o evento, o ex-prefeito de Osasco, Silas Bortolosso; os secretários municipais Jorge Lapas (Governo), Sandra Praxedes Faé (Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão); o chefe de Gabinete e coordenador do Orçamento Participativo, José Pedro; a coordenadora da Mulher e Promoção da Igualdade Racial, Sonia Rainho; os vereadores André Sacco e Osvaldo Verginio; o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Osasco, André Menezes; dentre outras autoridades.