O prefeito em exercício de Osasco, Faisal Cury, acompanhado do secretário de Administração, Paulo Fiorilo, encerrou, no dia 28 de outubro, no Teatro Municipal, o ciclo de cursos do Projeto de Atendimento ao Cidadão – Central 156. No total, foram qualificados 1,6 mil servidores, que trabalham diretamente ou indiretamente com atendimento ao público.
A Central 156 garante acesso fácil e rápido a serviços e informações municipais. A partir de uma ligação gratuita ao 156, os moradores podem tirar dúvidas, registrar reclamações ou elogios e ainda apresentar sugestões, além de solicitar serviços. O projeto é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Osasco e o governo federal, por meio do Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), e atende uma das metas do Projeto Osasco 50 anos, que estabelece a modernização dos serviços públicos.
A formação dos servidores para o projeto foi dividida em quatro etapas, entre julho e outubro, incluindo 400 servidores por turma. A última turma do curso cumpriu a jornada entre os dias 24 e 28 de outubro, com carga horária de 20 horas.
A programação, feita em parceria com o Instituto Curitiba de Informática (ICI), possui cinco módulos: Como os comportamentos interferem no Atendimento ao Público; Relacionamento Interpessoal – Como se relacionar bem com o público; Ética Profissional – Ciência da Conduta Humana; A importância do Atendimento ao Público; Atendimento ao Cliente na Prática – A habilidade de encantar.
Os temas foram ministrados por palestrantes especializados nessas áreas, como o administrador de empresas na área de bancos e finanças, Ricardo Piovan; pela MBA em Gestão de Pessoas, Cléo Nascimento; pelo professor-consultor de Gestão Empresarial, Marcos Gross Scharf; e pelo analista Técnico de Suporte e Implantação, Nelson Inamine. Houve ainda participação dos secretários municipais.
No ato de encerramento, o secretário de Administração, Paulo Fiorilo, parabenizou os participantes pelo Dia do Servidor e enfatizou o enceramento do curso. “Espero que vocês tenham aproveitado bem esses dias de formação. O desafio é de continuarem sempre se qualificando, aprendendo. Demos os primeiros passos, mas temos que andar e depois correr. Queremos cada vez mais abrir portas para os servidores e a Prefeitura tem dado essa oportunidade”, disse.
Por sua vez, o prefeito em exercício, Faisal Cury, elogiou a participação do funcionalismo. “Chegar ao final de um curso com uma freqüência igual a essa é sinal de que o projeto foi muito bom. Tenho certeza de que o aproveitamento também foi bom. Todo o aprendizado que receberam será utilizado para atender as necessidades do governo e da nossa cidade”, finalizou, parabenizando os servidores.
Em seguida, Cury e Fiorillo fizeram entregas simbólicas de certificado. A servidora Sônia Regina Grossi, do Centro de Controle de Zoonoses recebeu o seu certificado das mãos do prefeito em exercício. “Achei o curso muito bom. Espero que todos os servidores que participaram pratiquem essas experiências no local de trabalho e em casa, com certeza a convivência ficará muito melhor”, disse Sônia.
Durante a semana, os secretários municipais abriam o curso, expondo o trabalho de suas pastas e falando da importância da formação para o projeto 156. Dentre eles, Gilma Rossafa (Assistência e Promoção Social, Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes), Sergio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano), além da diretora do Departamento de Administração de Recursos Humano, Régia Maria Gouveia Sarmento, que acompanhou toda a execução do curso.