No último sábado, 2 de fevereiro, o prefeito de Osasco, Jorge Lapas prestigiou a formatura de 54 jovens de 15 a 21 anos do projeto CERCO – Centro de Recuperação, Reciclagem e Recondicionamento do Município de Osasco. O evento aconteceu no teatro Nivaldo Santana, da Escola de Artes César Antônio Salvi, no Centro da cidade.
O curso agrega qualificação profissional a um trabalho sociocultural e atende jovens beneficiados pelo projeto Bolsa Trabalho da SDTI (Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão), por meio do programa Juventude, em parceria com a Secretaria de Assistência e Promoção Social, a entidade Sampa.Org e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com financiamento feito pelo Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad).
Com aulas no CID (Centro de Inclusão Digital) do Parque Mazzei, os jovens aprenderam, ao mesmo tempo, reciclagem e reaproveitamento de computadores, manutenção de hardware, e ainda participaram de oficinas socioculturais onde receberam conceitos de cidadania, por meio de itinerários culturais e dinâmicas de leitura, escrita e musicalização.
Na parte profissionalizante, os alunos aprenderam a separar o material reciclável, atuando como se estivessem em uma fábrica, vivenciando o fluxo de trabalho, em todas as suas etapas.
Cerimônia
Durante a formatura, o prefeito Jorge Lapas elogiou a alta qualidade do curso e dos profissionais envolvidos, destacando a baixa evasão. “A junção da formação com a abordagem sociocultural eleva o interesse do aluno e com isso ele sai do curso ‘maior’ do que entrou. Continuem exigindo da prefeitura a continuidade de projetos como esse e nos ajudem divulgando esse serviço para seus amigos. Parabéns pela dedicação que tiveram a esta oportunidade que se abriu para vocês. Continuem participando, sendo solidários e colaborando com suas famílias”, disse.
A secretária Mônica Veloso (SDTI) lembrou aos alunos a importância da nova fase que se inicia com a formatura. “Mais do que uma qualificação, vocês receberam uma formação para a vida. Quando uma política pública pode atender um indivíduo, ela é boa, mas quando pode transformar a vida desse indivíduo, é melhor ainda”.
Já Flávio Almeida Leal, diretor do Sampa.Org, ressaltou que o curso surgiu de uma parceria criativa que não pensa a profissionalização pura e simples. “Fomos construindo nossa metodologia com o envolvimento de todos. Não para transformar os jovens em mão de obra qualificada apenas, mas para transformá-los em pensadores. Acreditamos que mais importante do que entrar no mercado de trabalho é conseguir manter-se nele. E passamos, a esses jovens, ferramentas para tornar isso uma realidade”, disse.
A cerimônia contou com a presença de familiares dos alunos, educadores do curso e membros das equipes envolvidas. Entre as autoridades, compareceram também o secretário de Esportes de Osasco, Tinha di Ferreira, o diretor de Comunicação Social da prefeitura, Roberto Trapp e a vereadora Mazé Favarão.