Comitiva veio tratar, entre outros assuntos, de projetos para produção de biodiesel
O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, foi ao Hotel Grand Hyatt São Paulo, na noite do último domingo, 11 de maio, prestigiar o coquetel de recepção ao chanceler da Áustria, Alfred Gusenbauer.
A comitiva austríaca que acompanhou o chanceler incluiu um grupo de empresários dos setores financeiro, siderúrgico, turístico, de energia e logística de transporte. Eles ficaram em São Paulo entre os dias 11 e 12 de maio para se reunirem com representantes da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).
No dia 13, Gusenbauer encontrou-se em Brasília com o presidente Lula para discutir, entre outros temas, o biocombustível. Assunto que vem de encontro ao Projeto BDO – Biodiesel Osasco, que visa conservar os recursos naturais e também contribuir para a geração de renda e trabalho na cidade, por meio da reutilização de óleo de cozinha.
O BDO estuda a posiibilidade de produzir biocombustível, um produto compatível com o diesel utilizado para abastecer veículos pesados, como caminhões e ônibus. Além de aproveitar o óleo usado no preparo de alimentos, que normalmente seria descartado nos ralos das pias, no lixo e até nos vasos sanitários, o que ocasiona poluição do solo e da água, o produto final do projeto é menos poluente que o diesel tradicional proveniente do petróleo. Além disso, sua produção em Osasco irá colaborar com a geração de trabalho e renda para pessoas que estão fora do processo produtivo tradicional.
O prefeito Emidio de Souza conheceu pessoalmente, em outubro de 2007, a experiência desenvolvida com a produção deste combustível em Graz, Áustria, onde toda a frota de transporte público é abastecida com óleo de cozinha transformado em biodiesel.