O prefeito de Osasco Emidio de Souza, assinou na noite de quarta-feira, 16 de setembro, o termo de posse dos membros do Conselho Municipal de Política Urbana e Habitacional gestão 2009/2012. O evento, que aconteceu no auditório do Fundo Social de Solidariedade, contou com a participação de 57 conselheiros, entre titulares e suplentes, que foram representados por Oswaldo Cruz, da Associação de Moradores da Área Livre J1 – Jardim Aliança, Maria Aparecida Cordeiro da Silva, Associação de Moradores e Amigos do Jardim São Pedro e Adjacências, e Sérgio Alves, da Associação dos Construtores de Osasco.
O Conselho que possui caráter deliberativo e representação de sindicatos patronais e de trabalhadores, de entidades profissionais, acadêmicas e de organizações populares de luta pela moradia, tem como objetivo dar mais transparência necessária aos atos da administração e na discussão das prioridades de investimento. Na oportunidade, o prefeito Emidio de Souza, empossou oficialmente o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Sérgio Gonçalves, como presidente do Conselho.
Em setembro de 2006, o primeiro Conselho tomou posse para um mandato de três anos, passando a ser o interlocutor da política setorial de Habitação e Desenvolvimento Urbano em Osasco. “Contávamos com 27 membros, mas hoje a responsabilidade dos novos conselheiros é muito grande, porque assumem uma entidade que conseguiu consolidar as políticas públicas de habitação. O time que entrar terá que jogar muito bem”, disse o novo presidente do Conselho.
Segundo o secretário, o último conselho foi responsável por obras importantíssimas como por exemplo, as do PAC, que beneficiam cerca de 20 mil pessoas, as obras de urbanização gradual realizadas em mais de 20 favelas do município e a entrega de mais de 3 mil títulos de posse registrados em cartório. “As políticas públicas de habitação avançaram muito nesses últimos três anos e foram bem recebidas pelo público. Para se ter uma idéia, em 2006, cerca de 650 pessoas participaram das eleições, já este ano esse número subiu para 1.349. Foi uma votação recorde”, destacou.
Já o prefeito Emidio de Souza, desejou uma gestão profícua e frutuosa ao Conselho eleito. “Fica evidente que as políticas habitacionais vêm crescendo no município, e isso prova que a administração sabe ouvir a população e as organizações populares de luta pela moradia. Posso andar de cabeça erguida pela cidade, porque as pessoas sabem que se existem problemas, também existe um governo que vai enfrentá-los”, disse.
Também prestigiaram o evento o deputado estadual Marcos Martins; (estadual); os secretários municipais Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Fernando Montini (Serviços Municipais), Jorge Lapas (Governo), Paulo Fiorilo (Administração), Waldyr Ribeiro Filho (Obras e Transportes); o presidente da CMTO, Valdir Roque; a coordenadora de Gênero e Raça, Sonia Rainho; os vereadores Valdomiro Ventura e Valmir Prascidelli; entre outras autoridades.