Na manhã desta segunda-feira, 23 de abril, a Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Segurança e Controle Urbano (SECONTRU), inaugurou o Posto Policial da Guarda Civil Municipal (GCM) no Hospital Municipal Antonio Giglio. O Posto Policial visa reforçar a segurança no local e funcionará 24 horas por dia.
Na ocasião, o secretário de saúde, Gelso de Lima, agradeceu todos os profissionais presentes, em especial ao Dr. José Amando Mota e ao Comandante Gilson Menezes pela atenção empenho para a instalação do posto policial. Também agradeceu ao prefeito Emidio de Sousa por ter pensado não apenas em segurança ao criar a SECONTRU, mas também, na postura e na organização da cidade que cresce a cada dia. Além disso, o secretário solicitou a instalação de postos policiais da guarda em outras unidades de saúde do município.
Para o secretário da SECONTRU, José Amando Mota, essa ação foi muito importante, pois visa além da segurança dos pacientes, a segurança do trabalhador. “O Hospital Municipal Antonio Giglio é referência para os municípios da região e atende um grande volume de pacientes, por isto, a segurança é primordial para dar segurança aos pacientes e aos trabalhadores”, enfatizou. Também anunciou a contratação de mais 50 guardas e o aumento no número de viaturas da GCM em Osasco.
De acordo com comandante da Guarda Civil Municipal, Gilson Menezes, é de suma importância a implantação deste posto policial no Hospital Municipal Antonio Giglio, por conta de seu grande porte e por ser um hospital de referência na região. “Há muitas ocorrências de pessoas que causam tumulto, promovem algum tipo de agressão aos funcionários e pacientes da unidade de saúde, causando mal estar e consequentemente atrapalhando o atendimento, ações que serão frustradas com a presença permanente dos guardas municipais no local. Além disso, iremos coibir, por meio de triagem, as pessoas foragidas que passam por atendimento no hospital e depois vão embora sem prestar contar à justiça”, frisou.
Já o superintendente do hospital, Ewandro de Castro Ruck, agradeceu pelo empenho de todos envolvidos para essa importante conquista. “O hospital possui agora muito mais segurança, para garantir o bem estar dos pacientes, dos trabalhadores e dos equipamentos necessários para a realização dos atendimentos”, comentou.
O posto está estabelecido em um lugar estratégico, dentro do pronto socorro do hospital, onde havia a maior incidência de ocorrências. E contará com 3 guardas masculinos e femininos atuando diuturnamente e 2 no período noturno, todos equipados com espuma de pimenta, taser e arma de fogo.
Prestigiaram também o evento o diretor do Pronto Socorro, Raul Marinheiro; o coordenador da pediatria, Ivan Antonio M. Ferreira; a coordenadora do serviço de ultrassonografia, Karina Piva Camargo Volpe; o coordenador do serviço de fisioterapia, Ariosvaldo Alves; a diretoria de enfermagem representada pelas enfermeiras Tioko Toroshima da Educação Continuada e Antonia Rosalanha Rodrigues Medeiros Beraldo responsável pela supervisão do Pronto Socorro, entre outras autoridades da Guarda Civil Municipal de Osasco e do Hospital Municipal de Osasco.