Uma parceria entre as secretarias municipais de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão e de Administração melhorou significativamente o atendimento no Portal do Trabalhador de Osasco.
Agora, a pessoa que procura este serviço, é atendida por agendamento, feito através da Central 156 com ligação gratuita. A iniciativa otimiza o tempo de atendimento do trabalhador que, antes, tinha que chegar bem cedo ao Portal, retirar senha, e aguardar para ser chamado. Pelo novo sistema, a pessoa liga e é atendida em no máximo uma semana, com dia e hora marcados.
Para Luciano Fabretti, funcionário do Portal há 5 anos, a ação beneficia tanto o servidor, quanto o trabalhador que procura o Portal. “Antes, as pessoas chegavam de madrugada e debaixo de sol ou chuva. Era cansativo para todo mundo. Agora, tudo é mais organizado e o trabalhador que nos procura sente-se mais respeitado”, conta.
Para a secretária Dulce Helena Cazzuni, a iniciativa demonstra a preocupação da administração em promover dignidade e cidadania à população. “As pessoas que nos procuram no Portal estão, em sua maioria, em situação de vulnerabilidade. Mais que atendê-las, precisamos entender o seu momento e tentar ajudar da forma que podemos. Promover o acolhimento à essas pessoas, com um atendimento humano, rápido e eficiente, é acima de tudo, respeitá-las”.
Vale lembrar que o Portal não atende somente pessoas moradoras de Osasco, que devem utilizar o 156. Para trabalhadores das cidades vizinhas, o agendamento é feito pelo telefone 3651-7080.