O projeto “Biodiesel Osasco”, da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Osasco, tem recebido desde seu lançamento, em março de 2008, adesão de diversos segmentos, como comércio, sindicatos, igrejas, escolas e condomínios.
O objetivo é captar o óleo de cozinha usado, que normalmente é descartado sem cuidado, nas pias e tanques, colaborando para o entupimento dos equipamentos hidráulicos e redes de água e de esgotos da cidade, além de contaminar o solo os recursos hídricos (rios e córregos) da cidade. A partir dessa captação, a prefeitura desenvolve estudos para implantação de um sistema que vai transformar o óleo usado em biodiesel, combustível menos poluente.
Dentro do segmento comercial, as pastelarias destacam-se, por serem grandes consumidoras de óleo vegetal. A partir da divulgação do projeto Biodiesel Osasco na cidade, pasteleiros interessaram-se pela proposta e aderiram ao projeto, instalando postos de coleta em seus estabelecimentos, por meio de galões doados pela Secretaria de Meio Ambiente. Já estão coletando o oléo de cozinha usado e destinando-o para a prefeitura. Um exemplo disso é a adesão da conhecida Pastelaria Viva Praça, do proprietário Lam Wai Man.
Se cada morador da cidade doar ½ litro de óleo de cozinha usado por mês, Osasco pode arrecadar cerca de 80 mil litros, o que permitirá, em um cenário de médio a longo prazo, a instação de uma usina produtora de biodiesel.
Mais informações sobre o Projeto Biodiesel Osasco podem obter no site www.osasco.sp.gov.br/bio ou pelos telefones 3652-9324/9041