Aconteceu durante toda quinta-feira, 25 de novembro, o segundo dia de discussões da Conferência Nacional de Economia Solidária da Cultura, evento promovido pela Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão, e pelos ministérios da Cultura e de Emprego e Relações de Trabalho, além da Rede de Gestores de Políticas de Economia Solidária.
A programação incluiu mini-conferências sobre os temas Finanças Solidárias e Crédito; Redes; Cadeias Produtivas, Arranjos Produtivos Locais e Comercialização; Propriedade Intelectual e Direito Autoral; Cultura Digital e Comunicação; Organização e Incubação de Empreendimentos; Etno-desenvolvimento; Políticas Públicas; e Mercado e Sustentabilidade, realizadas no Unifieo.
Já ao final do dia os participantes entregaram, em evento que aconteceu na Associação Atlética Floresta, uma Carta com as principais diretrizes debatidas sobre o tema ao vice-prefeito de Osasco, dr. Faisal Cury. Ele agora ficará encarregado de encaminhá-la oficialmente ao Congresso Nacional, à equipe de transição da presidente Dilma Rousseff, e a representantes dos Estados, para implantação das medidas.
Antes disso, no entanto essas diretrizes serão submetidas a nova avaliação dos gestores para que sejam agrupadas e ganhe nova redação.
“Foram dois dias de intenso trabalho e ficamos felizes com o resultado. Temos muito orgulho de que esse documento, que agora será encaminhado ao Governo Federal tenha sido produzido em Osasco”, afirmou durante o evento a secretária de Desenvolvimento Trabalho e Inclusão, Dulce Helena Cazzuni.
A troca de experiências entre os participantes, que vieram de todo o Brasil, foi destacada pelo vice-prefeito. “Todos ensinaram e também aprenderam. Em Osasco nos empenhamos para que a cidade fique cada dia melhor, incluindo no setor cultural. Espero que todos levem para seus locais de origem um pouco do que aprenderam aqui”.