Dando continuidade às atividades de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s) e AIDS no município de Osasco, a Secretaria de Saúde oferece palestras periódicas em todas as unidades básicas de saúde (UBS) município com o objetivo de difundir a informação à população.
Na última terça-feira, 19, as UBS’s José Guimarães de Abreu (Jd. Cipava) e Francisco Dias da Silva (Vila Quitaúna) receberam os agentes de prevenção das DST’s. Na ocasião, além da palestra, foram distribuídos folhetos explicativos e preservativos masculinos e femininos. Evento semelhante aconteceu no dia 4 de dezembro de 2009, na UBS Silvio João de Lúcia (Jd. Helena Maria).
Já no dia 10 de dezembro uma equipe de prevenção das DST/AIDS palestrou para 40 adolescentes na EMEF Profª Olinda M. L. da Cunha. No evento, foram abordados os temas DST/AIDS, hepatites e Saúde da Mulher.
Em todos os eventos são distribuídos folhetos informativos sobre as DST’s e são dadas orientações para a realização de testes de HIV, Sífilis, Hepatite B e C no CTA/COAS, localizado na Policlínica Zona Sul. Preservativos também são distribuídos continua e gratuitamente, e em quantidade livre, nas UBS’s, em estações de trem e em eventos realizados em Osasco.
O coordenador do Programa de DST/AIDS, Dr. José Marcos Pereira Costa, destaca que é muito importante realizar campanhas em escolas. “Dados epidemiológicos demonstram a necessidade de realizar campanhas para adolescentes devido à grande prevalência de doenças sexualmente transmissíveis em indivíduos entre 13 a 19 anos, principalmente do sexo feminino” enfatiza.
Além deste trabalho preventivo sistemático prestado nas UBS’s, o programa oferece palestras para empresas, escolas e associações comunitárias de acordo com solicitação e agendamento.
Para informações e agendamento ligue para 3699-8925.