A Secretaria de Educação de Osasco reuniu mais de 500 pais e familiares no estacionamento da prefeitura para acompanhar a participação de seus filhos na final do II Torneio Interescolar de Xadrez, no último sábado, 20, com alunos da rede municipal de ensino. O torneio foi realizado por meio do Projeto Escolinha do Futuro, que desenvolve atividades recreativas, educacionais e culturais no contraturno escolar.
Após as eliminatórias, por série, realizadas nas escolas, foram classificados 228 finalistas, todos contemplados com medalha de bronze. Segundo a Secretária de Educação, Profa. Mazé Favarão, que representou o prefeito Emidio de Souza (impedido de participar pela legislação eleitoral) durante a final, todos podem se considerar vencedores por ter participado do torneio em suas unidades escolares. “Tão importante quanto ganhar é ter iniciado esta competição. Todos vocês já são vitoriosos”.
Após as chamadas das escolas, a secretária parabenizou os pais, que demonstraram preocupação com a educação dos filhos ao marcarem presença na final. “Este torneio mostra o quanto o xadrez, assim como outros jogos, é importante para o desenvolvimento de aprendizagem que ocorre na sala de aula e também fora dela, em projetos como esse. Continuem junto conosco em prol de uma educação de qualidade”, enfatizou.
Muitos alunos tiveram a oportunidade de praticar o xadrez pela primeira vez e levaram os pais a torcerem muito por eles, como ocorreu com Lyrian Cristina de Abreu e Roberto Carlos Martins, pais de Victor, que chegou às quartas-de-final. Aluno da terceira série da EMEF Frei Gaspar da Madre de Deus, ensina o jogo aos pais em casa. “É a primeira vez que ele pratica xadrez. Foi finalista na sua escola e chegou até aqui. Estamos muito orgulhosos do Victor”, contou a mãe.
Das 13h às 18h, foram realizadas 252 partidas, organizadas pelos monitores do Projeto Escolinha do Futuro. Ao final de 6 rodadas, os alunos Gabriel Leandro Santos Souza (EMEF Prof. Laerte José dos Santos), João Victor Feliciano (CEMEI Maria Tarcilla Fornasaro Melli), Ítalo Igor de Oliveira Duque (EMEF Frei Gaspar da Madre de Deus) e Matheus Jhonatas (EMEIEF Zuleika Gonçalves Mendes), respectivamente, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª séries, conquistaram medalhas de ouro. Os alunos Gabriel L. Oliveira (EMEF Saad Bechara), Gabriel José (EMEF João Larizzatti), Guilherme Santos Pinto (EMEF Profa. Elza Batiston) e Isabela L. de Souza (EMEF José Martiniano de Alencar) levaram a medalha de prata.