“Esse 1º de janeiro de 2013 é uma data que marca definitivamente a minha vida. De todos os postos que já galguei, nos meus 51 anos de vida, o cargo de prefeito de Osasco, que assumo nesse momento, é sem dúvida o mais desafiador, instigante e honroso de todos. Talvez porque conquistá-lo não dependeu apenas do meu esforço pessoal, mas da vontade incontestável manifestada nas urnas pelo povo da minha cidade no dia 7 de outubro de 2012”.
Essas foram as primeiras palavras de Jorge Lapas como prefeito de Osasco. Ele foi empossado, manhã de 1° de janeiro de 2013, ao lado do vice-prefeito, Valmir Prascidelli, em sessão solene realizada na Câmara Municipal. Na sequência, seu primeiro dia de governo foi marcado por outros dois eventos. Primeiro, veio até o Paço Municipal, onde recebeu as chaves da cidade das mãos do ex-prefeito Emidio de Souza. E, depois, participou, no Teatro Municipal de Osasco, da cerimônia de transmissão de cargo.
Ainda na sessão, Lapas assumiu o compromisso de dar continuidade às conquistas do ex-prefeito Emidio de Souza e de ir além em suas realizações. “Vou dedicar cada dia de meu mandato a tornar Osasco uma cidade cada dia melhor, continuando o trabalho do prefeito Emidio”, disse.
Lapas também falou das lições que aprendeu com as figuras políticas que admira. “Com o ex-presidente Lula, aprendi a governar para todos, mas ajudando os que mais precisam. E com a presidente Dilma, a planejar, estabelecer metas, não se afastar do padrão ético e não compactuar com o mal feito”, relatou.
Por fim, pregou a união de todos, acima de colorações partidárias, para alçar Osasco a vôos ainda mais altos. “Quero desde já pedir apoio e co-responsabilidade aos nobres vereadores que integram esse Legislativo para que possamos avançar ainda mais. Quero por fim agradecer a generosidade dos que me confiaram essa missão e declarar os meus respeitos aos que tiveram outras opções. Mas a partir desse momento, vou ser o prefeito de todos os osasquenses. Peço a união de todos. Uma cidade unida é uma cidade invencível”, finalizou.
Após a sessão solene, Lapas e Valmir seguiram até o Paço Municipal, onde foram recebidos, com honras militares, pelo ex-prefeito Emidio de Souza e por seu vice, Dr. Faisal Cury. Logo no hall de entrada, Lapas recebeu, das mãos de Emidio, as chaves da cidade. Depois, todos seguiram para a sala de reuniões do gabinete, para breves discursos de despedida do ex-prefeito e de boas vindas ao novo.
Emidio agradeceu a todo seu secretariado por 8 anos de trabalho conjunto. “Nesse período, alcançamos diversas metas. E essas realizações pavimentaram o caminho para que Lapas e Valmir façam ainda mais”, disse. Em seguida, Emidio tirou, de sua lapela, um broche em formato do mapa da cidade e o passou para a lapela do novo prefeito.
Lapas, por sua vez, lembrou que, ao ser chamado para compor o governo do prefeito Emidio, em 2005, como Secretário de Obras, não imaginaria que, 8 anos depois, se tornaria o chefe do Executivo da cidade. “Devo isso 100% a ele. Aprendi muito com Emidio, principalmente depois que me tornei Secretário de Governo”, completou.
Já no Teatro Municipal, a cerimônia de transmissão de cargo foi marcada pela emoção. O primeiro a discursar foi o ex-vice-prefeito Faisal Cury, que destacou a eleição de Lapas como um reconhecimento, por parte da população, do trabalho realizado pela gestão Emidio. E finalizou com um conselho aos recém-empossados. “Mas estejam preparados, pois os desafios são inúmeros e a expectativa da população é cada vez maior”.
As palavras do vice-prefeito Valmir Prascidelli foram na mesma linha. “Somos depositários das angústias e das necessidades cotidianas de nosso povo. E vamos trabalhar muito para dar à cidade o salto de qualidade que a população espera de nós”, disse.
Na sequência, veio um dos momentos mais marcantes do evento. Lapas homenageou Emidio com a exibição de um video mostrando histórias de pessoas que se beneficiaram com diversas obras e ações de seu governo, incluindo desde jovens que fizeram cursos profissionalizantes e hoje estão empregados até pessoas que trocaram seus barracos de madeira por apartamentos, por meio dos projetos de urbanização de favelas. O video foi encerrado com cada um dos personagens dizendo “Obrigado, prefeito Emidio”.
Emidio não conteve as lágrimas e também se emocionou durante seu discurso, iniciado com um agradecimento. “Quero deixar a todos, em primeiro lugar, o agradecimento de uma pessoa que teve a oportunidade de ser prefeito de Osasco”.
O ex-prefeito disse ainda que deixa o cargo feliz e de cabeça erguida, principalmente quando compara a situação atual da cidade com a encontrada no início de sua gestão. “Peguei uma cidade que não tinha crédito, não tinha moral e nem respeito. Principalmente em Brasília, Osasco era sinônimo de cidade que não honrava seus compromissos. Saímos do 25º para o 12º lugar no ranking do PIB nacional. Deixamos de ver as empresas irem embora e, além de atrair novas, fortalecemos nosso comércio, que é um dos maiores do Brasil. E geramos mais 50 mil empregos com carteira assinada”, disse.
Emidio afirmou também que torce pelo sucesso de Lapas, mas que não terá qualquer interferência no novo governo. “Já disse a ele que sempre que precisar de um conselho, estarei a disposição. Mas o atual governo seguirá o seu caminho. E tenho certeza de que Lapas fará um ótimo governo, não só porque ele é engenheiro, mas porque é temente a Deus e pai de família, o que são qualidades imprescindíveis”.
Na sequência, houve outro momento de emoção. Emidio entregou a Lapas a bandeira de Osasco, que chegou ao palco escoltada por um agente da Guarda Civil Municipal (GCM).
Em seguida, Lapas anunciou seu secretariado e assinou seus termos de posse. Depois, foi sua vez de fazer um discurso emocionado. Ele iniciou lembrando das dificuldades da disputa eleitoral, já que teve apenas um mês para fazer sua campanha. “A minha campanha foi prova da presença constante de Deus em cada momento. Nós sofremos muito, com problemas principalmente de ordem legal e judicial e vocês, muitos dos que estão aqui, também não dormiram, como eu não dormi, muitos e muitos dias esperando a homologação, a diplomação. Tudo foi muito difícil. Mas Deus deu forças para que eu e minha família pudéssemos suportar a onda de boatos. A gente sabia que por trás de tudo isso estava um trabalho para a cidade que precisava continuar. A gente sabia que não eram vaidades que estavam em jogo. Eram projetos que o Emidio tinha começado”, lembrou.
O novo prefeito também assumiu o compromisso de não só dar continuidade ao legado de Emidio, mas de ir além. “Ficou feliz em saber que hoje não sou só eu quem está aqui. Minha posse representa a continuidade de tudo que plantamos. Fizemos muitos projetos inovadores, que não poderiam parar. E, além de garantir sua continuidade, vamos fazer mais. Garanto para vocês que tudo que tiver ao meu alcance, todas as minhas forças eu darei para que Osasco continue nesse rumo do desenvolvimento”, destacou.
Em seguida, falou mais sobre seus planos. “No Largo de Osasco, agora, precisamos construir a nova prefeitura. Nós queremos construir mais CEUs, queremos construir uma nova entrada para Osasco. A cidade precisa continuar progredindo. Se ela passou de 25º PIB para 12º PIB, nós podemos progredir mais. Podemos alavancar esse crescimento com uma gestão pública também muito austera. Examinar todos os programas nossos, ver o que está dando certo e, o que não estiver, ser sincero e dizer: olha, precisa fazer mais e melhor. Garanto para vocês que tudo que tiver ao meu alcance, todas as minhas forças eu darei para que Osasco continue nesse rumo do desenvolvimento”, finalizou.