Na manhã de sábado, 2 de agosto, o Sindicato dos Metalúrgicos sediou a III Conferência Regional de Direitos Humanos. A conferência contou com a participação do poder público e da sociedade civil para a promoção da cidadania e a dignidade da pessoa humana.
O evento tem o objetivo de propor diretrizes, eixos e prioridades da Política Municipal, Regional e Estadual de Direitos Humanos, promover também a participação e a reflexão sobre os direitos humanos com debates sobre as necessidades da sociedade, tais como: segurança, saúde, emprego, educação, desenvolvimento econômico e social, política agrária e fundiária, meio ambiente, questões raciais e de gênero, orientação sexual, intolerância religiosa, acessibilidade, entre outras.
De acordo com o coordenador de Relações Internacionais, Roque Aparecido, “a realização da conferência é um estimulo para continuarmos o conjunto de políticas que estão sendo implementadas, visando colaborar para que as prefeituras e o Estado possam cumprir com o seu dever e assegurar plenos direitos à sua população”, disse.
As iniciativas levantadas servirão de base para o debate e a discussão da VI Conferência Estadual de Direitos Humanos e da Conferência Nacional (VI CNDH). Roque Aparecido ressaltou ainda que “o fundamental dessa conferência é olhar para a realidade de cada cidade e definir políticas públicas que assegurem os direitos humanos”.
Na plenária foram eleitos 27 delegados para participarem da VI Conferência Estadual, sendo que 16 são representantes da sociedade civil e 11 do poder público.