Osasco sedia reunião do COM’AR

Clique para ampliar
Clique para ampliar

Na manhã de terça-feira, 19 de agosto, o vice-prefeito de Osasco, dr. Faisal Cury, recepcionou no Espaço Cultural Grande Otelo, o secretário estadual do Meio Ambiente, Francisco Graziano, e representantes de nove prefeituras da região Metropolitana para tratar de questões ambientais.

Os participantes fazem parte do Comitê Metropolitano do Ar Limpo (COM´AR), cujo objetivo principal é coordenar ações de redução da poluição atmosférica que afeta toda a Grande São Paulo.

O objetivo das discussões foi a descentralização da política ambiental em São Paulo. Com base nesse trabalho já está sendo desenvolvido um Projeto de Lei que visa a municipalização do controle das emissões dos veículos, com a descentralização do programa de inspeção veicular, fato que por lei já ocorre no município de São Paulo. “Esse assunto merece toda atenção e por isso reconhecemos a importância da reunião. Se cada município puder cuidar da preservação local, essa batalha certamente será menos árdua”, afirmou.

Clique para ampliar
Clique para ampliar

Outras iniciativas foram discutidas na reunião. Dentre elas a readequação do artigo 23 da Constituição Federal, que estabelece as responsabilidades de controle ambiental para todas as áreas de governo – Federal, Estadual e Municipal.

Como decorrência, o Comitê pretende se antecipar à própria legislação federal, tomando atitudes efetivas no programa de descentralização, levantando ações de caráter local que podem, de imediato, ser implantadas. Já existe levantamento dos principais emissores de poluição que afetam a população localmente, o que é preocupação do comitê. “Osasco já tem feito inspeções em seus veículos para enfrentar o problema da poluição atmosférica”, exemplificou Graziano.

Os secretários Luciano Jurcovichi, da secretaria de Serviços Municipais e Carlos Marx, da secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Osasco também participaram do evento pontuando algumas necessidades. “Temos que trabalhar a educação ambiental e incentivar a utilização da ‘carona solidária’. Cada um de nós tem de ter participação para avançar na luta contra o aquecimento global, que é o grande vilão do meio ambiente”, disse.

Check Also

Mercado Municipal de Osasco é o preferido da população

A história do município passa pelo tradicional Mercado Municipal “Walter Edson de Abreu”, que aos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.