Dezenas de pessoas tomaram as ruas do centro de Osasco, no dia 19 de outubro, para chamar a atenção da população sobre uma importante causa. Com apoio da Prefeitura de Osasco, a Associação Vido (Viver Intensamente Doando Órgãos), realizou, nesse dia, a 1ª Caminhada de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos.
Seus membros, a maioria doentes renais crônicos e transplantados, além de familiares, aproveitaram o evento para divulgar informações sobre a doação de órgãos, além de dados sobre doenças ligadas aos rins, suas conseqüências e tratamentos.
O principal objetivo, segundo Márcia Rocha, vice-presidente da entidade, foi desmistificar o assunto e sensibilizar a população sobre quem vive à espera de um órgão para ser transplantado, garantindo assim que um número maior de pessoas se tornem doadoras.
Ela destaca ainda que as pessoas também foram alertadas sobre a importância de declararem, em vida, para seus familiares, que são doadoras de órgãos, já que no Brasil, por lei, a doação só pode ser feita com autorização da família.