No mês de junho, a Secretaria de Saúde, por meio do Programa Práticas Corporais e Saúde – Osasco Saudável, promoveu mais uma ação de promoção à saúde na cidade, com o workshop “Vivenciando a Voz, Seu Uso e Possibilidades” para professores de educação física do programa.
Com o objetivo de informar e conscientizar estes profissionais sobre os cuidados para manter a voz saudável e como utilizá-la da melhor forma durante as práticas corporais, o workshop, ministrado pela fonoaudióloga Inajá de Oliveira, da Secretaria de Saúde, contou com vivências, exercícios vocais e dicas de aquecimento vocal, em quatro encontros.
Segundo a fonoaudióloga entre um encontro e outro já foi possível perceber mudanças de comportamento e aquisição de novos hábitos entre os professores. Eles já colocaram em prática o que aprenderam”, disse.
Inajá explicou ainda que depois dos primeiros encontros, muitos professores já haviam realizado dinâmicas vocais com seus alunos e perceberam uma melhoria na concentração, foco e até no comportamento. “Buscamos com esta ação tornar os participantes multiplicadores de informação, habilitados a abordar o assunto e utilizar os recursos ensinados para obter uma comunicação mais eficiente com os alunos e na vida pessoal”, finalizou.
O Programa Práticas Corporais e Saúde do Osasco Saudável, iniciativa das secretarias de Saúde e de Esporte, Recreação e Lazer de Osasco, tem como objetivo a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população por meio da realização de atividades de movimento e da orientação sobre modos saudáveis de vida.
Para isso, foram implantados 29 Núcleos de Práticas Corporais e Saúde (NUPCS) com a participação, em média, de 1200 munícipes. As atividades incluem caminhada, ginásticas, danças e esportes adaptados, dentre outras. O trabalho de prevenção e promoção da saúde é efetivado por profissionais de saúde, com palestras, oficinas e avaliação das condições de saúde dos praticantes. Esses profissionais de saúde também desenvolvem os mesmos temas nas capacitações semanais para os professores que trabalham no programa.