Osasco recebe visita do cartunista e escritor Ziraldo

A prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebeu na manhã de quarta-feira, 17 de novembro, às 11h, a visita do cartunista e escritor Ziraldo Alves Pinto, famoso principalmente pelo livro “O Menino Maluquinho”.

Ziraldo esteve na EMEF Tobias Barreto de Menezes, localizada na Vila Ayrosa, para realizar a entrega simbólica de 45 mil livros de histórias infantis, parte integrante do “Projeto Formação de Leitores”, para 1,5 mil alunos da rede.

Ziraldo chegou à escola acompanhado do prefeito de Osasco, Emidio de Souza, e da secretária de Educação, Mazé Favarão. Antes de conversar com professores, coordenadores pedagógicos, diretores, estudantes e pais, reunidos na quadra poliesportiva, o cartunista e as autoridades presentes visitaram a biblioteca da unidade educacional, falaram com um grupo de alunos da turma de 3º ano e conheceram a infra-estrutura da sala de leitura.

O escritor aproveitou o momento para parabenizar a ação da Prefeitura e ressaltar a importância do cultivo do hábito da leitura. “A coisa mais importante na nossa vida é saber e gostar de ler. A minha missão como escritor tem sido andar por esse Brasil, como diria Luís Gonzaga, destacando a importância dos estudos. Todos sabem que ele [estudo] abre oportunidades, mas não se passa na cabeça de muitas pessoas que não adianta tentar estudar se não se tem o hábito de ler. O importante é gostar de ler. Temos que colocar o livro no colo da criança e deixar que ela leia com prazer e não por obrigação”, disse.

Já a secretária de Educação deixou evidente a preocupação do município com a solidificação de um ensino construído com a participação do corpo docente, discente e a relação harmônica com os livros. “Devemos ampliar e democratizar o acesso ao livro e a leitura. Devemos ajudá-las a tornarem-se pessoas mais críticas, inteligentes, sensíveis e humanas”, destacou.

Já o prefeito Emidio falou sobre a relação dos livros na vida escolar. “Quando lemos um livro é como se alguém contasse uma história sem estar falando diretamente com a gente, mas no nosso ouvido ou no pensamento. Ler é importante porque faz parte do nosso desenvolvimento como ser humano”, destacou Emidio.

Ao término do evento, uma cena chamou atenção nos corredores da escola. Marcelo Augusto Souza, de 9 anos, aluno do 3º ano da EMEF Tobias Barreto de Menezes, entrou na sala dos professores, onde Ziraldo concedia autógrafos, com uma panela na cabeça e uma canetinha preta na mão esquerda, dizendo que era o “menino maluquinho”. “Não posso assinar a panela. Quando você lavar vai sair”, disse o escritor. Percebendo que o jovem tinha uma folha de cartolina na outra mão, Ziraldo brincou: “Se você quiser, posso dar um autógrafo neste papel. Depois, você o coloca na panela e cozinha, fica gostoso”, tirando um sorriso de canto de boca do garotinho, que o fitou marotamente. “Sempre acho meus personagens vivo por aí. Não disse? A literatura nunca morre”, falou, baixinho.

Almoço no Restaurante do Servidor

Já por volta do meio-dia, Ziraldo se dirigiu para o Restaurante do Servidor Público, na Avenida Deputado Emilio Carlos, na Vila Campesina, onde almoçou com cerca de 1,2 mil servidores que circulam diariamente no local. O cartunista sorteou cerca de 10 livros de sua autoria, sendo um deles a 100ª edição do livro “O Menino Maluquinho”.

Na sua chegada, o escritor foi recepcionado pelo secretário de Administração de Osasco, Paulo Fiorilo, a secretária-adjunta, Cristiane Dutra, a diretora do Departamento de Administração de Recursos Humanos, Régia Maria Gouveia Sarmento, e o corregedor da Secretaria de Saúde de Osasco, Roberto Trapp.

O Restaurante contou com uma biblioteca móvel para os servidores, que deve se tornar definitiva segundo a secretária de Educação Mazé. O objetivo da iniciativa foi estimular que servidores reservassem livros infantis para lerem para seus filhos e/ou netos. A secretária Mazé destacou a importância da ação. “Tudo o que fazemos na escola tem que ser potencializado em casa”, resumiu.

Fiorilo também agradeceu a visita do cartunista e destacou o envolvimento da cidade em ações que visem integrar qualidade de vida aos servidores públicos de Osasco.

Palestra para os professores

Aproximadamente 500 profissionais da área da educação de Osasco, dentre eles professores e gestores (coordenadores e diretores), assistiram à tarde, por volta das 14h, a uma palestra com Ziraldo no Centro de Formação Continuada de Professores de Osasco, na Av. Mal. Rondon, 263, Centro.

O cartunista conheceu as estruturas do prédio, e, em seguida, se dirigiu para o auditório, onde aconteceria a palestra. Dentre os assuntos abordados por Ziraldo se destacaram a importância do papel do professor/educador, compressão da diversidade idiomática no país, importância do estímulo à leitura, mudança da implementação da didática e hábitos de ensino dos professores em sala de aula, escola como extensão da família e contexto do surgimento da história da imprensa.

“Na nossa profissão a leitura não é apenas prazer, mas requisito. Não formaremos leitores se não lermos”, disse Mazé durante abertura do evento. A idéia foi complementada por Ziraldo. “Admiro muito a carreira de professor. É uma das mais belas profissões que o ser humano criou. O cidadão desta área nasce dotado de sentidos que atravessam a vida plenamente e tem a possibilidade de transmitir ao próximo por um mecanismo que é fascinante: a leitura”, sintetizou.


Breve Bibliografia de Ziraldo

Ziraldo Alves Pinto nasceu na cidade de Caratinga, em Minas Gerias, em 1932. É considerado por alguns dos principais escritores mundiais como o único a desfrutar a honra de ter um de seus títulos comparados à lua por ninguém menos que o primeiro astronauta a pisar na lua Neil Armstrong. Na ocasião, o astronauta disse: “The moon is Flicts”. Flicts é um livro infantil ilustrado por Ziraldo. Editado pela primeira vez em 1969, o livro conta a história de uma cor procurando o seu lugar no mundo. Flicts é uma cor de que ninguém gosta, ninguém lê, da qual ninguém se lembra. Até que, fugindo dos seres humanos, ela vai até a Lua, e descobre que a cor da Lua é Flicts.

A história de Ziraldo é marcada por uma carreira polivalente de artista gráfico, desenhista, humorista, ilustrador, cartunista, caricaturista, dramaturgo e jornalista. Ele foi o primeiro a criar uma revista de história em quadrinhos brasileira, reunindo todos os bichos do folclore nacional, um pequeno índio e o Saci-Pererê, que, sendo o mais importante mito popular do país, deu título à publicação. Sua consagração total chegou com o lançamento de “O Menino Maluquinho”, lido e admirado por milhões de crianças de várias gerações que ainda tiveram a alegria de assisti-lo em duas versões para o cinema. Durante a ditadura militar, Ziraldo participou da resistência política, fundando, com outros humoristas, um dos mais importantes jornais de questionamento ao governo época, o ‘Pasquim’.

As principais obras de Ziraldo são: Flicts (1969); Turma do Pererê (1973); O Planeta Lilás (1979); O Menino Maluquinho (1980); As Anedotinhas do Bichinho da Maçã (1994); Uma Historinha sem um Sentido (1994); Tia Nota Dez (1995); O Menino do Rio Doce (1997); O Calcanhar de Aquiles (1998); Outro como eu Só Daqui a Mil Anos (1999); 500 Anos de Anedotas de Português (2000); Rolando de Rir (2001).

Além disso, verifique

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.