Osasco recebe palestra e debate sobre transplante de órgãos

A Secretaria de Saúde de Osasco promove, entre os dias 22 a 26 de março, a Semana de Prevenção às Doenças Renais. Durante toda a semana, uma tenda, com funcionamento das 10h às 18 h, está montada no Calçadão da Rua Antonio Agu – Centro, oferecendo serviços como medição de glicemia e pressão arterial, exibição de vídeos e distribuição de folhetos informativos sobre prevenção às doenças que podem atingir os rins.

As doenças renais (ou nefropatias) têm causas diversas e podem progredir para a perda completa da função dos rins se não forem descobertas e tratadas a tempo. As principais causas da doença são hipertensão (pressão alta), diabetes, glomerulonefrites, doenças hereditárias como a doença policística, obstruções (pedras nos rins, tumores) e infecções nos rins.

Como parte da programação, na tarde de quarta-feira, 23 de março, a Secretaria de Saúde de Osasco organizou uma palestra com o médico nefrologista Evaldo Leal, especialista do Serviço de Procura de Órgãos e Tecidos do Hospital das Clínicas, para explicar a importância de conseguir maior número de pessoas doadoras de órgãos. O evento, que reuniu cerca de 50 pessoas, aconteceu na Rua Nelson Camargo, 388, no Jardim Agu, sede da Associação Antialcoólica do Estado de São Paulo.

Para discutir o assunto, o secretário municipal de Saúde, Gelso de Lima; o médico nefrologista da UNASCO (Unidade de Nefrologia de Osasco), Washington Luis Correia; o vereador e líder do prefeito na Câmara dos Vereadores, Valmir Prascidelli – autor da lei que instituiu a Semana de Prevenção às Doenças Renais no calendário oficial de Osasco -, e o presidente da Associação VIDO (Viver Intensamente Doando Órgãos), Wilians de Oliveira; compuseram a mesa de debates.

Wilians destacou a cessão do prédio da Prefeitura para que a associação possa ajudar pacientes no tratamento de hemodiálise e também assuntos gerais acerca da saúde nefrológica. O vereador Valmir Prascidelli salientou o esforço da administração em promover ações que contemplem a melhoria de vida e o bem-estar do cidadão osasquense.

O médico, Washington Correia, ressaltou os avanços na área da saúde evidenciados em Osasco. De acordo com ele, que possui mais de 30 anos da área médica, é visível que houve uma melhora substancial na qualidade dos serviços prestados, embora acredite que muitas especialidades devem ser focadas para atender com excelência a população de Osasco.

Por sua vez, o secretário Gelso de Lima abordou a importância das ações da administração ao criar atividades de esclarecimento médico junto à população, bem como reforçou o sucesso na transposição de barreiras técnicas e de recursos matérias e humanos, como a criação da UTI Pediátrica e a construção de novas Unidades Básicas de Saúde. “Adotamos hoje uma política pública que considero ser de qualidade em Osasco, que é pensar na questão preventiva e não na remediação do problema. Transformamos Postos de Pronto Atendimento em Unidades Básicas de Saúde. Com essa medida, estamos mudando a cultura na cidade e conseguindo ganhos mais significativos na área. Essa Semana reflete o que pretendemos em termos de política abrangente e que respeita a normas de qualidade do SUS (Sistema único de Saúde”, revelou.

A palestra reuniu ainda alunos da escola de enfermagem Clara Luz, funcionários da Secretaria da Saúde, membros da Câmara Municipal e representantes da sociedade civil em geral.

No sábado, dia 26 de março, às 10h, haverá ainda uma caminhada para conscientizar os cidadãos sobre a importância da Prevenção às Doenças Renais. A concentração será em frente à estação de trem de Osasco, no Calçadão da Rua Antonio Agu.

Check Also

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.