De 19 a 30 de novembro, inclusive no sábado (24), a Secretaria de Saúde de Osasco realizará mais uma campanha “Fique Sabendo” em Osasco. A “Fique Sabendo” é uma mobilização estadual de incentivo ao teste de aids e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da realização do exame.
Os exames serão ofertados das 8h às 13h em 14 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Osasco, além do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) em DST/AIDS que fica na Policlínica Zona Sul, localizado na Rua da Saudade, nº100. As UBS que vão participar da Campanha são: UBS Piratininga, Munhoz I, Rochdalle, Jardim Aliança, Ayrosa I, Jd. Veloso, Vila Yolanda, Quitaúna, Jardim D’Abril e Santo Antonio. No sábado, dia 24/11, participarão da Campanha as UBS do Padroeira, Santa Maria, Helena Maria, Baronesa e o CTA.
Ewandro de Castro Ruck, médico e secretário de Saúde de Osasco, enfatizou que a mobilização pretende ampliar o acesso ao diagnóstico do HIV, tema importante na agenda do enfrentamento da epidemia de AIDS. “É importante que a população participe da campanha, especialmente quem já iniciou a vida sexual e nunca fez o exame do HIV, que é sigiloso e gratuito”, orientou.
Pesquisas do Ministério da Saúde mostram que existem em torno de 200 mil pessoas no Brasil que vivem com HIV e não sabem. Outro dado importante é que a maior causa de mortalidade por AIDS é o diagnóstico tardio, ou seja, as pessoas descobrem a infecção pelo HIV quando já estão doentes, o que dificulta o reestabelecimento pleno das funções de seu organismo. Sendo assim, a campanha Fique Sabendo pretende propiciar o acesso dos cidadãos ao diagnóstico do HIV, que é um direito de todos. “Nós, do Programa Municipal de DST/AIDs/Hepatites de Osasco queremos contribuir para garantia deste direito”, exclamou Juliana Baracat, coordenadora do Programa.