Entre os dias 18 e 22 de outubro, a secretaria de Saúde de Osasco realiza a Semana de Combate à Hanseníase. A ação, integrada à campanha nacional do Ministério da saúde, acontece na Praça de Eventos do Osasco Plaza Shopping, das 10h às 16h. Serão feitas abordagens ao público com distribuição de material informativo, orientações a respeito da doença, seus principais sintomas, a maneira de identificá-la e os procedimentos a serem tomados mediante suspeita de contaminação. A equipe do Programa de Hanseníase também fará encaminhamento de casos suspeitos para tratamento. Em Osasco o tratamento é realizado no setor de tratamento de hanseníase, que funciona na Policlínica Zona Sul, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16 horas. A Policlínica zona Sul fica na, na rua da Saudade, 100.
Saiba mais sobre a doença
Causa da doença
A hanseníase é uma doença infecto contagiosa causada por um microorganismo (bactéria) denominado Mycobacterium leprae.
Transmissão
Sua transmissão ocorre através do contato direto com doentes sem tratamento, pois estes, eliminam os bacilos através do aparelho respiratório superior em meio as secreções nasais e gotículas da fala, tosse e espirro. No caso dos doentes que recebem tratamento médico, não há risco de transmissão.
Sintomas
Seus principais sinais e sintomas são: sensação de formigamento, fisgadas ou dormência nas extremidades (mãos e pés); manchas brancas, avermelhadas ou acastanhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e ao toque; áreas da pele que apresentem alteração da sensibilidade e da secreção de suor; caroços e placas em qualquer região do corpo e diminuição da força muscular (dificuldade para segurar objetos).
Tratamento
A hanseníase tem cura e seu tratamento é realizado através de medicamentos via oral. Esta doença é tratada nas unidades de saúde e seu tratamento é gratuito. Em Osasco o tratamento é realizado no setor de tratamento de hanseníase, que funciona na Policlínica Zona Sul, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 16 horas. A Policlínica zona Sul fica na, na rua da Saudade, 100.
Prevenção
Uma importante medida de prevenção é a informação sobre os sinais e sintomas da doença, pois, quanto mais cedo for identificada, mais fácil e rápida ocorrerá a cura. Uma outra medida preventiva, é a realização do exame dermato-neurológico e aplicação da vacina BCG nas pessoas que vivem com os portadores desta doença.