Com o objetivo de humanizar e elevar o padrão de qualidade no atendimento à saúde, a Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Departamento de Atendimento Primário, realizou no último sábado, dia 03 de julho, o curso “Eu Faço a Diferença no Atendimento à Saúde”, voltado aos atendentes e administradores das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. O evento capacitou cerca de 200 pessoas e aconteceu no Centro de Formação de Professores.
Na abertura, Solange Cristina Silva, diretora do DAP, saudou os presentes desejando-lhes boas vindas, agradeceu aos colaboradores do evento e apresentou as propostas do treinamento e o manual de atendimento para recepção nas UBS que foi entregue aos participantes. “Este é o terceiro curso que a Secretaria de Saúde realiza a fim de aprimorar o atendimento. É muito importante para todos nós reciclar os nossos conhecimentos e aprender um pouco mais. Trabalhando em equipe, tenho certeza de que deixaremos o atendimento na rede municipal de saúde um pouco mais humano”.
Também fizeram o uso da palavra o coordenador do Fundo Municipal de Saúde, Aleto José de Souza, a assessora do secretário de saúde, Juraci de Paula e a diretora do Departamento de Saúde Pública, Mirtes Fabricanti. “A recepção nas Unidades de Saúde é como o cartão visita da Secretaria de Saúde, basta estar em harmonia, para que isto seja refletido em todo o resto. Por isto, depende de cada um fazer a sua parte, para o atendimento ser excelente e acolhedor”, falou Juraci de Paula.
Mirtes Fabricanti, que já foi diretora do departamento de atendimento primário e responsável pelas Unidades Básicas de Saúde, falou sobre o carinho que tem pelas UBS’s e que o setor onde atua é, na verdade, uma extensão da atenção básica. “A UBS atende cerca de 80% da população do município, assim sendo, estes profissionais são de suma importância e devem estar muito bem preparadas para atender bem esta demanda”, enfatizou.
Em seguida, Antonio Onimaru, médico socorrista e responsável pela organização da capacitação, realizou dinâmicas com os participantes e falou sobre comunicação eficaz, técnicas de atendimento ao usuário e mediação de conflito no atendimento. “Para realizar um serviço primoroso, é preciso saber lidar com as dificuldades do dia a dia e usar a comunicação como uma ferramenta estratégica para interagir de forma efetiva com o público”, ressaltou Onimaru. Além disso, falou sobre comunicação não verbal, postura, resiliência e a importância do sorriso. “Os resilientes são aqueles que são capazes de vencer as dificuldades, os obstáculos, por mais fortes e traumáticos que sejam”. E completou, “Comunicar é fundamental em nossas vidas, mas, mais do que isto, é ser resiliente e pensar antes de se expressar”.
Ainda na parte da manhã, o evento contou com a presença do prefeito Emidio de Souza e do secretário de Saúde, Gelso de Lima. Para o secretário Gelso, o treinamento é realizado com o objetivo de melhorar sempre o atendimento na rede municipal de saúde. “Um medicamento pode até faltar na Unidade Básica de Saúde e o usuário poderá até entender isso. O que ele não vai entender nunca é a falta de atenção ou ser maltratado pelo funcionário público”. Por sua vez, Emidio falou sobre a importância da saúde pública para a população. “A saúde é, de longe, a área mais vulnerável para qualquer administração pública. Portanto, o mais importante é que possamos oferecer um serviço de qualidade e essa qualidade começa exatamente no primeiro atendimento, quando o paciente espera, no mínimo, ser bem atendido”, enfatizou o prefeito.
Após o almoço, o psicólogo José Carlos de Sena abordou os temas “Psicodrama do Atendimento” e “Instrumentalização da Auto Estima”, e aplicou dinâmicas para promover o autoconhecimento. “A auto-estima deve ser mais descoberta do que conquistada. Deve ser mais encontrada dentro de si do que procurada fora”, destacou.
Finalizando, os servidores participaram da plenária com compromissos, esclarecimento de dúvidas, sorteios e entrega de certificados.
Milene Soares de Carvalho
Secretaria de Saúde