O município de Osasco foi escolhido pelo Ministério da Saúde para participar da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, como parte do Projeto SB Brasil 2010. O projeto, executado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) por meio dos Centros de Colaboradores do Ministério da Saúde, será desenvolvido em todo o Brasil e visa reconhecer a situação do sistema de saúde bucal no país.
A coleta de dados e amostras será realizada com os moradores do Jardim Ipê e Jardim Baronesa, em Osasco, entre os dias 5 de abril e 18 de maio, em horário comercial, de segunda a sexta-feira. Dentistas e profissionais de saúde bucal da Secretaria de Saúde de Osasco coletarão os dados da pesquisa.
Durante a pesquisa, serão realizados exames nos entrevistados para detectar cáries, doenças de gengiva, manchas ou mau posicionamento dos dentes e se é necessário o uso de prótese. A expectativa é de que até julho o Ministério da Saúde divulgue os resultados do trabalho.
Para a dentista e coordenadora do Programa de Saúde Bucal do município, Soraia Camarneiro, “é de grande importância que a população da área de abrangência colabore, recebendo os técnicos e participando da pesquisa que é simples e rápida”. E complementa, “o exame é grátis e seus resultados ajudarão nas decisões para melhorar o sorriso dos brasileiros”.
O Projeto SB Brasil 2010 tem como objetivo principal, conhecer as condições de saúde bucal da população brasileira, subsidiar o planejamento e a avaliação das ações e serviços junto ao Sistema Único de Saúde e manter uma base de dados eletrônica para o componente de vigilância à saúde da Política Nacional de Saúde Bucal. Esta pesquisa faz parte do processo histórico que se ampliou e se aprofundou com o Projeto SB Brasil 2003, o qual proporcionou um dos mais completos diagnósticos da saúde bucal dos brasileiros.