A Secretaria Municipal de Saúde, através do CEREST municipal de Osasco, participou do II Seminário Regional em Saúde do Trabalhador, realizado no dia 11 de março na Associação Paulista de Medicina.
O evento foi prestigiado por mais de 100 pessoas, entre profissionais de órgãos como Centro de Vigilância Sanitária (CVS), Vigilância Epidemiológica (VE), Vigilância Sanitária (VISA), Departamento Regional de Saúde (DRS1), Coordenadoria de Regiões de Saúde (CRS), Coordenadoria de Planejamento em Saúde (CPS), Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), Centro de Referência Regional em saúde do Trabalhador (CEREST).
A diretora da Divisão de VISA do Trabalho do CVS/VISA do Estado de São Paulo, Simone Alves dos Santos, ministrou palestra sobre saúde do trabalhador no Sistema Único de Saúde (SUS). E comentou sobre o seminário. “Este trabalho acontece desde 2008, com o propósito de organizar as ações de saúde do trabalhador nas instâncias da Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica, articulado com o Centro de Referência do Trabalhador, sediado em Osasco”.
Já a diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica Regional – Osasco, Maria Aparecida Zaparolli, falou sobre a importância do evento que possibilita a troca de informações entre as áreas não só no setor de saúde, mas faz a integração de informação com outras instâncias.
Para Mirtes Fabricanti, diretora do Departamento de Saúde Pública de Osasco, o seminário teve grande importância. “Através destas orientações poderemos atuar com mais excelência na prevenção e notificação dos acidentes de trabalho, focando na saúde do trabalhador”.
Roberto Ricci, médico do trabalho do município de Osasco ministrou palestra sobre aspectos jurídicos relacionados a acidente de trabalho. Além disso, foi abordado sobre a importância da notificação de acidente de trabalho grave e fatal aos órgãos competentes.
Milene Soares de Carvalho
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde