Osasco oferece teste rápido de HIV

Resultado sai em apenas 20 minutos

A Secretaria de Saúde de Osasco, por meio do Programa DST/AIDS/Hepatite, disponibiliza a partir de agora, gratuitamente, testes rápidos de HIV, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Esse método permite que, em apenas 20 minutos, o paciente faça o teste, conheça o resultado e receba o serviço de aconselhamento.

O médico infectologista José Marcos Costa, coordenador do programa, informa que as pessoas que nunca realizaram um teste de HIV deveriam fazê-lo pelo menos uma vez. Por outro lado, as que já realizaram o exame não devem repeti-lo de forma indiscriminada e sim apenas em caso de uma possível exposição, como sexo desprotegido, ou em situações padronizadas, como durante a gestação. “A repetição para pessoas sem exposição pode ser feita após períodos mais prolongados”, ressalta.

Nos serviços de teste do SUS, o paciente é recebido por um profissional treinado para acolhê-lo e instruí-lo a respeito do exame. Na entrega do resultado, também recebe aconselhamento pós-teste e, caso o resultado dê positivo, estes profissionais também dão apoio e acompanham o tratamento.

O teste é sigiloso, realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia de Osasco (SAE-Osasco), situado na Policlínica Zona Sul, rua da Saudade, 100. Não há necessidade de agendamento de consulta. Pode ser feito também nas Unidades Básicas de Saúde mas, neste caso, com consulta previamente agendada. Qualquer pessoa pode fazer o exame, inclusive adolescentes sem acompanhamento dos pais. É necessário apresentação do RG ou outro documento com foto para poder retirar o exame impresso.

A importância de fazer o teste e saber do contágio do HIV precocemente permite que o paciente comece o seu tratamento no momento certo e tenha uma melhor qualidade de vida. Além disso, mães soropositivas podem aumentar suas chances de terem filhos sem o HIV, se forem orientadas corretamente a seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

Check Also

Osasco realiza Fórum de Saúde Mental

A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretária da Saúde, promoveu no dia 22 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.