As secretarias da Cultura e de Educação de Osasco, representadas pelos secretários Luciano Jurcovichi e Marinalva de Oliveira, marcaram presença em três dias de atividades da 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece no Pavilhão de Exposições do Anhembi até o dia 19.
O Secretário da Cultura, Luciano Jurcovichi, participou do lançamento da 2ª Etapa do Programa de Acervos de Biblioteca de Acesso Público e do seminário sobre o Programa de Formação de Livreiros, promovidos pelo Ministério da Cultura (MinC), apresentados pelo presidente da Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC), Galeno Amorim, nos dias 9 e 10. Já no dia 14, Luciano participou do seminário sobre o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), também do MinC, do qual Osasco pretende integrar por meio da criação do Plano Municipal do Livro e Leitura (PMLL).
Ele aproveitou a oportunidade para presentear Amorim com a coletânea “50 e Tantos – Antologia dos Movimentos Culturais de Osasco” (Editora de Cultura), obra que reúne poemas de mais de 50 escritores osasquenses, lançada e junho deste ano, durante a II Feira do Livro de Osasco.
“Tanto a Bienal quanto as duas edições da Feira do Livro de Osasco demonstram a vitalidade do livro, apesar das novas tecnologias digitais. A leitura ainda é um dos principais instrumentos de formação cidadã. Osasco está trabalhando para a implantação e criação do PMLL, em parceria com a Secretaria de Educação”, disse o secretário.
Segundo a Secretária de Educação, Marinalva Oliveira, “A Bienal é de suma importância, haja vista que é necessário, cada dia mais, as pessoas desenvolverem o hábito de leitura, pois ela sempre acrescenta algo melhor às nossas vidas”, afirmou.
A ministra Ana de Hollanda participou da cerimônia oficial de abertura na quinta-feira, dia 9. Representando Osasco nesta edição da Bienal, participaram os escritores osasquenses Lavinsk Vetter, lançando o livro “O Tesouro Nosso de Cada Dia” (LP Books), Rodolfo Padavona, com “O Diário de um Assassino” (Editora Perse), João Barboza, com “O Amor é Brega” (Editora In House), e Delta do Amazonas Camargo, com os livros “Novos Ventos Soprarão do Rumo Norte” e “Meandros da Vida em Amor” (Biblioteca 24 Horas). A conselheira de Literatura do ComCultura (Conselho Municipal de Política Cultural de Osasco), que também integra a Antologia “50 e Tantos”, Vera Lúcia Godoy Correia também esteve presente.