Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal foi montado com apoio do Pronasci e é iniciativa inédita no País, reunindo guardas municipais de 14 cidades
A cidade de Osasco continua no comando do GGII (Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal), órgão formado por guardas municipais de 14 cidades da região Oeste e que tem como função executar as políticas públicas e projetos previstos no Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), do Ministério da Justiça.
A eleição do comitê diretivo, que passa a contar com a cidade de Cotia e a manutenção de Itapevi, aconteceu no dia 11 de março, na cidade de Jandira, durante reunião que também contou com representantes do Pronasci junto ao Ministério da Justiça.
“Durante o encontro, além da definição da nova coordenação, discutimos as principais ações conjuntas que serão realizadas, em 2010, na área de segurança pública da região. Vamos manter os trabalhos já realizados e que vem reduzindo os índices de criminalidade na região”, explica o inspetor Gilson Menezes, comandante da Guarda Civil Municipal de Osasco, acrescentado que a sede oficial do GGII também continua em Osasco.
O grupo também ganhou novas adesões. Agora, são 14 cidades, incluindo as recém-chegadas Embu, Cotia e Ibiúna. Além delas, compõem o gabinete Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Embu-Guaçu, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra e Vargem Grande Paulista, além de Carapicuíba, que está em processo de formação de sua guarda.
A criação do GGII é uma iniciativa inédita no País. Para receber os recursos e desenvolver os projetos do Pronasci, cada cidade que aderiu ao plano precisa ter um gabinete de gestão. Mas apenas na região ele tem caráter intermunicipal.
Também por meio do gabinete, as guardas da região foram as primeiras do País a contar com esse sistema integrado de comunicação, via rádio-transmissão, o que resultou em inúmeras prisões e recuperação de veículos. As cidades receberam recursos do Pronasci para implantação da comunicação integrada.