Osasco lança revista Ação Ambiental com foco na sustentabilidade

A preocupação com a sustentabilidade ambiental e o compromisso com a responsabilidade social são as prioridades da administração do prefeito Emidio de Souza. Nesse sentido, o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Marx, representando o prefeito de Osasco, lançou a revista “Ação Ambiental” em solenidade que contou com cerca de 60 pessoas na noite de terça-feira, 17 de maio, na Escola de Artes César Antonio Salvi, no Centro de Osasco. A publicação tem como objetivo divulgar as ações de comprometimento do município com a questão de sustentabilidade.

O evento foi aberto pelo escritor e poeta Luizinho Bastos, que aproveitou para declamar o poema “Voluntários Ecologistas”, de sua autoria. “É uma iniciativa bastante importante a confecção da revista porque é uma preocupação de todos os ecologistas com atividades de zelar pelo meio ambiente”, disse.

Em seguida, o empresário Moacir Anselmo parabenizou a Secretaria de Meio Ambiente pelo competente trabalho de recuperação de nascentes e pelo projeto Biodiesel, que já coletou mais de 100 mil litros de óleo residual de cozinha e possui 700 pontos de coleta em Osasco. O ambientalista Osvaldo Cruz também deixou sua mensagem e saudou o trabalho da cidade de estimular agentes sócio-ambientais e protetores da ecologia.

O vereador Cláudio da Locadora foi outro que destacou o trabalho da pasta. “Temos que valorizar as pessoas que no dia-a-dia trabalham nas podas de árvores, nas limpezas e parques e praças. Essa revista é o reconhecimento ao trabalho desempenhado por elas”, reforçou. O vereador e presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Osasco, João Gois também realizou algumas considerações sobre o lançamento da revista. “O trabalho do Meio Ambiente é extraordinário desde a Horta Comunitária até o trabalho de educação junto às pessoas com o objetivo de elucidar a importância do cidadão em cuidar do espaço onde vivemos. A revista é mais uma ferramenta de orientação e educação”, esclareceu, ressaltando a importância do recém-criado Parlamento da Região Metropolitana, formada por 547 vereadores dos 39 municípios, e que deverão reivindicar a coleta de 100% de esgoto produzido pela cidade de Osasco e despejado no rio Tietê para ser tratada na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) de Barueri pela concessionária Sabesp.

Por fim, o secretário do Meio Ambiente de Osasco, Carlos Marx, que também é jornalista, falou das expectativas diante do material produzido. “O trabalho do Meio Ambiente não é apenas tarefa do setor público, do governo, mas da sociedade civil organizada e as empresas, que também têm responsabilidade pelo o que e de que forma as coisas acontecem no mundo”, comentou.

Marx aproveitou e também falou sobre a revitalização do Córrego Bussocaba – um projeto que está arborizando as margens do córrego com a participação dos moradores do seu entorno -, o Cine Clube Socioambiental Chico Mendes, uma parceria entre a Sema e escola e cursinho Anglo, que promove sessões de filmes ambientais.

Em sua fala, o secretário destacou ainda o projeto “Domingo no Parque”, que oferece atrações culturais à população; o “Programa de Arborização”, que já teve cerca de 40 mil mudas plantadas; os cursos de cultivo às ervas medicinais, horticultura, produção de flores e jardinagem e a promoção de oficinas para aprendizagem de “Alimentação Saudável” através de alimentos orgânicos. Todos os assuntos citados por Marx são temas abordados pela revista, que possui diagramação e textos leves, distribuídos em 31 páginas recheadas de informações, que descrevem com clareza as iniciativas da Prefeitura de Osasco no setor do Meio Ambiente na gestão do prefeito Emidio de Souza.

Prestigiaram também o evento a secretária-adjunta de Meio Ambiente, Rosy Frederico; o diretor do Meio Ambiente, Ivo José de Oliveira; o vereador Rogério Lins; o diretor da editora Flor de Acácia, Gabriel Jorqueira; o ativista social e educador da Associação Procedes, Altair Barbosa Gouveia; diretor, professores e educadores da Escola de Artes, alunos da Faculdade Anhanguera Osasco, do colégio CEP (Centro Educacional Paulista), da escola Ceneart, da escola Estadual Francisco Casabona, o Grupo de Escoteiros Tuidara, dentre outras autoridades.

Check Also

GCM de Osasco prende cinco homens por crime ambiental

A Guarda Civil Municipal de Osasco (GCM) prendeu cinco homens em flagrante por crime ambiental. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.