A Secretaria de Saúde de Osasco intensifica suas ações no Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, 24 de março. A campanha tem o objetivo de ampliar esforços para conseguir sustentação da luta contra a tuberculose, buscando ações, construindo parcerias entre governos, organizações da sociedade civil e toda a população e mobilizando voluntários para conseguir até 2050 um mundo livre da doença.
Até o dia 15 de março, os Postos de Saúde da cidade farão o teste pela Busca de Sintomático Respiratório cujo objetivo é identificar, precocemente, o indivíduo com sintomas. Ao realizar o teste do escarro interrompe-se a cadeia de transmissão da doença. Procure o Posto mais próximo de sua residência.
De acordo com o médico e secretário de Saúde de Osasco, Dr. José Amando Mota, ao longo dos anos muitos recursos são investidos na área da saúde e, no entanto a prevenção das doenças é a que necessita de maiores cuidados. “Com essa campanha pretendemos evitar que muitas outras pessoas sejam contaminadas por essa moléstia tão devastadora na vida da população”, afirmou.
O Brasil está entre as 20 nações com maior incidência da doença, com cerca de 80 mil casos novos por ano. No Estado de São Paulo, são notificados aproximadamente 17 mil casos novos e 1.100 óbitos anuais. E Osasco está entre os 72 municípios prioritários do Estado de São Paulo no controle da Tuberculose.
A tuberculose se dissemina por partículas no ar, que são expelidas quando pessoas com tuberculose infecciosa tossem, espirram ou falam.
Os sintomas mais comuns da doença são tosse (por mais de 15 dias), febre (mais comumente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. Dificuldade na respiração, eliminação de sangue e acúmulo de pus na pleura pulmonar são características em casos mais graves.
O diagnóstico pode ser confirmado com um exame simples e acessível, contudo sua demora faz com que o doente transmita a doença para muitas pessoas.