Osasco intensifica ações de tapa buraco

O secretário de Serviços e Obras de Osasco, Waldyr Ribeiro Filho, garantiu na tarde de quinta-feira, 12 de abril, que a cidade se organiza estruturalmente para melhor atender às demandas da população no que diz respeito à melhoria da pavimentação do asfalto e ao combate e conscientização do destino correto do entulho.

Ele explica que para melhor atender às necessidades dos moradores de Osasco, a cidade conta atualmente com quatro equipes tapa-buraco trabalhando com 40 toneladas de massa asfáltica pronta para cuidar da manutenção de cerca de 250 buracos espalhados pelo município. “O pavimento da cidade é antigo e com o desenvolvimento do centro urbano naturalmente há um maior desgaste do solo. Essa agravante da deterioração das vias aumenta em função dos serviços inconclusos de manutenção prestados pelas concessionárias que realizam investimentos em Osasco na área de fornecimento de gás encanado, instalação de cabeamento de fibra ótica e da rede de coleta de esgoto e fornecimento de água. Isso causa muito buraco devido ao tempo muitas vezes demorado na conclusão dos serviços. Conversamos com essas empresas para que agilizem seus processos e procuramos um bom diálogo no sentido de respeitar os direitos do cidadão”, avalia.

Pensando ainda na melhoria da pavimentação, Waldyr afirma que algumas medidas estratégicas já estão sendo adotadas. “Neste ano, recapearemos ainda cerca de 60 ruas, das zonas Norte e Sul. Seguramente, em 2012, recapearemos mais de 150 ruas. Essa medida melhora as vias, mas deve ser feita em parceria com as concessionárias para que elas não danifiquem as ruas e avenidas nas semanas seguintes”, avisa. Ele pede ajuda dos munícipes no monitoramento dos buracos da cidade. “Pedimos para que as pessoas liguem para o serviço da Central de Atendimento 156. Temos o objetivo de, em 72 horas, conseguir tapar o buraco depois de reclamado, desde que ele seja de responsabilidade da Prefeitura e não das concessionárias. Caso contrário temos que contatá-los e pedir a ordem de serviço”, completa.

Entulho

O secretário também salienta os problemas enfrentados pela cidade com os despejos de entulho e fala sobre o trabalho de conscientização da Prefeitura para solucionar essa questão. “O problema dos famosos bota foras ou despejos irregulares de entulho é uma questão cultural e educacional complexa e demorada. A legislação é clara: quem produz entulho deve dar a destinação final”, revela. A Prefeitura tem um serviço de remoção de entulho, a Central de Manutenção da Secretaria de Serviços e Obras da Zona Sul de Osasco (Rua José Scalco, 150 – Bela Vista – 3591-1011/ 3591-0661/ 3591-0663) ou a Central da Zona Norte (Rua Anhanguera, 764 – Jardim Piratininga – 3686-6500/ 3605-2828). O valor da taxa de recolhimento do entulho é de R$ 89,94 por viagem do caminhão. “O problema do entulho é o acúmulo de lixo de outra natureza. Não há sentido essa prática porque a cidade é 100% coberta com o serviço de coleta em todo domicílio regularizado. Por que as pessoas jogam lixo em praças e nas ruas? Não há explicação senão falta de bom senso”, frisa.

Ele apresenta números alarmantes. “Realizamos, por dia, aproximadamente 50 viagens de recolhimento de entulho na cidade. Cada caminhão é capaz de transportar 8 toneladas de entulho. Fazemos cerca de 1 mil viagens por mês e não conseguimos dar conta da demanda de aproximadamente 10 mil toneladas de entulho no mesmo período Isso porque grande parte da população ainda não se conscientizou do problema e da dificuldade que é dar destinação correta ao entulho”, analisa.

Segundo Waldyr, a ação da secretaria visa abrangência. “Pretendemos colocar ainda eco pontos de coleta de entulho na cidade. Não é algo fácil porque temos poucas áreas públicas disponíveis para este trabalho. Tentaremos instalar, ao menos, dois pontos para que, voluntariamente, as pessoas depositem o entulho. A fiscalização do depósito irregular de entulho é complicada porque não podemos deixar uma pessoa parada tomando conta da área. É preciso denunciar, ligar para o serviço 156, e o serviço de denúncia é anônimo”, finaliza.

Check Also

Prefeito Jorge Lapas cria canal permanente de diálogo com a juventude de Osasco

Em um “papo reto”, como ele mesmo classificou, com jovens da cidade, foi criada uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SEGURANÇA * O prazo está esgotado. Atualize o CAPTCHA.