Unidade homenageia em seu nome Dra Zilda Arns, criadora da Pastoral da Criança. Local oferece, para a população da zona Norte, espaços para a educação, o esporte, o lazer e a cultura.
Na última sexta feira, 26 de fevereiro, encerrando os eventos em comemoração ao 48º aniversário de emancipação político-administrativa da cidade de Osasco, a prefeitura inaugurou, no Jardim Elvira, zona Norte, o Centro de Educação Unificada (CEU) Dra. Zilda Arns, primeira unidade da cidade.
Durante toda a tarde a comunidade visitou o CEU e explorou suas dependências. Para recebê-la, foi organizada uma série de eventos, como a ação realizada por meio da Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer com o time Sollys Osasco, na qual as jogadoras interagiram com as crianças explorando o universo do voleibol. Elas falaram sobre a importância do esporte, aproveitando também para estimular os pequenos para a prática de atividades físicas. A Nestlé, que detém a marca Sollys, patrocinadora do time, distribuiu chocolates no evento, que aconteceu no ginásio poliesportivo coberto do bloco dos equipamentos públicos, parte do complexo destinada a atividades com a comunidade.
Para as crianças, o dia de visita ao CEU foi só alegria. Elas brincaram a tarde toda em ação promovida por meio da Secretaria de Educação com balão pula-pula, cama elástica, piscina de bolinha e castelinho inflável. Também comeram algodão doce e pipoca, que foram distribuídos gratuitamente, e participaram de oficinas de capoeira, xadrez gigante, pintura, artesanato e judô.
A unidade da zona Norte será a primeira da rede municipal de ensino. Também está em andamento a construção do CEU do Jardim Santo Antônio, na zona Sul.
Vistoria – Antes de seguir para a inauguração, o prefeito Emidio de Souza acompanhado por demais autoridades, imprensa e servidores públicos da Educação fez uma visita especial ao bloco educacional, na qual profissionais da educação apresentavam as novidades que agora fazem parte do dia-a-dia dos alunos da unidade.
Saindo da sala dos professores, a comitiva, com as presenças da ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy, senador Aloizio Mercadante, deputado federal João Paulo Cunha, deputado estadual Marcos Martins, secretária de Educação de Osasco Prof.ª Maria José Favarão, e o arquiteto que assinou o projeto da obra, Ruy Ohtake, entre outras autoridades, seguiu para a Sala de Leitura. Em seguida o grupo visitou a sala do Projeto Lego e a de Informática, onde foi surpreendido com a alta tecnologia que está à disposição do aluno no CEU.
Os visitantes conheceram o novo sistema de aula em que, no lugar da lousa, o professor pode apresentar o conteúdo em um telão eletrônico, que também faz as vezes de um monitor de computador e este pode ser manipulado por meio de uma caneta com função de mouse. Assim, além dos PCs disponíveis para os alunos no laboratório, a internet e os recursos da informática chegam à sala de aula em escala grande.
Os visitantes também conheceram o berçário, passando pela sala de banho, dormitório e cozinha.
Inauguração – No ato solene ocorrido no cine-teatro do CEU, o primeiro a se pronunciar foi o secretário de Obras, Waldyr Ribeiro Filho, que fez para o público presente uma breve descrição da obra, salientando que ela possibilita uma mudança nos conceitos de educação e inclusão. “Este era um local abandonado e sem utilização, mas agora é um equipamento completo para lazer, educação e cultura, que faz com que a cidade cresça como um todo”, destacou.
Maria José Favarão falou sobre o desafio que o CEU significa para a Secretaria de Educação. “É um prazer poder aproveitar toda a experiência do CEU iniciado em São Paulo pela ex-prefeita Marta. Em Osasco, este é mais um passo para promovermos educação com integralidade e amplitude”, disse.
Representando a Pastoral da Criança, em razão de o nome do equipamento homenagear sua fundadora, Dra. Zilda Arns, o coordenador estadual da entidade, José Anchieta, disse que a médica, que foi vítima do terremoto ocorrido no Haiti em janeiro último, certamente estaria muito feliz por dar seu nome a uma casa como o CEU de Osasco. “É muito importante quando o poder público se preocupa com aquilo que é mais importante e é somente pela Educação que chegamos à justiça”, afirmou.
Também citando o aproveitamento da área que abriga o CEU, onde antes tinha sede o já deteriorado Centro Esportivo Santo Dias da Silva, o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo Vergínio, lembrou que a população já estava sem esperança de que aquele espaço voltasse a ter uma boa utilização. “Uma obra como esta mostra que a Prefeitura está trabalhando para quem realmente mais necessita”, ressaltou.
Marta Suplicy, idealizadora do projeto dos CEUs na cidade de São Paulo, parabenizou o arquiteto Ruy Ohtake pelo projeto e o prefeito Emidio por sua “determinação e grandeza” frente a este avanço que favorece principalmente a área da Educação e que deve ter foco na diminuição da violência e no aumento da autoestima da população.
A valorização da região foi citada no pronunciamento do deputado estadual Marcos Martins. “A população destes bairros precisa de atenção especial em favor da inclusão, e o CEU tem esta função”, lembrou.
Já o deputado federal João Paulo Cunha listou conquistas da Educação para o Brasil, no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como melhorias para o Fundef, criação do Fundeb, criação do Prouni e implantação de escolas técnicas e Universidades Federais em todo o país. Ele também relacionou os avanços que o setor teve em Osasco com o prefeito Emidio, como o projeto dos novos uniformes escolares, o investimento em melhor merenda, as reformas e construções de unidades e a distribuição de kits de material escolar. “Estamos de fato acompanhando o Brasil nesta onda de desenvolvimento. O Brasil cresce e Osasco também cresce”, disse.
Ressaltando a importância da obra para a comunidade, o senador Aloizio Mercadante definiu o CEU como um espaço gerador de oportunidades. “Quando um governo dá educação e cultura, ele também dá oportunidade. E o CEU é um instrumento que vai abrir muitas portas para o cidadão”, afirmou.
Em um vídeo que foi exibido durante o evento no cine teatro, Rogério Arns, filho de Dra Zilda, deixou mensagem em nome da família, agradecendo ao prefeito Emidio pela homenagem. Ele ressaltou que o nome de sua mãe tinha ficado ligado à educação, área que ela tanto defendia. Também agradeceu a Dom Ercílio Turco, bispo da Diocese de Osasco, pelo apoio que a comunidade aclesiástica oferece à Pastora da Criança em Osasco.
Compromisso cumprido – Fechando os pronunciamentos, o prefeito Emidio de Souza revelou sua satisfação com mais um compromisso assumido com a cidade e cumprido. Além de ser parte do programa de governo do prefeito, a criação do CEU é reivindicação da população apresentada por meio das plenárias do Orçamento Participativo. “O CEU é muito mais do que uma escola. Imaginem este mesmo palco onde estamos hoje, apresentando arte, cultura e música para a comunidade. Este equipamento permite muitas melhorias para as crianças da região, mas também para a família como um todo. Aqui vocês poderão assistir a filmes, peças e espetáculos. Faço um pedido para a Zona Norte cuidar daquilo que é público com muito zelo e carinho”, disse. O prefeito também reverenciou a médica Zilda Arns, que teve o nome eternizado no título do Céu do Jardim Elvira. “Ela recebeu título de cidadã osasquense em 2006, quando veio a Osasco e tivemos a oportunidade de conhecer aquela mulher tocante e belíssima que semeou vida o tempo todo. Que o CEU seja também um lugar para semearmos vida”.
No encerramento, Dom Ercílio fez uma oração abençoando o CEU Dra. Zilda Arns.
Também prestigiaram o evento o vice-prefeito e presidente da FITO Faisal Cury; a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Marcia Abreu; o deputado estadual Antônio Mentor; os secretários municipais Carlos Marx (Meio Ambiente), Cláudio Chapecó (Esportes, Recreação e Lazer), Gelso de Lima (Saúde), Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social), Helena Maria Ferrari (Cultura), Jorge Lapas (Governo), Renato Afonso Gonçalves (Assuntos Jurídicos), Sérgio Gonçalves (Habitação e Desenvolvimento Urbano) e Luciano Jurcovichi (Serviços Municipais); o presidente do IPMO, José Amando Mota; a diretora de Comunicação Social, Emilia Cordeiro; os vereadores Aluisio Pinheiro (líder do prefeito na Câmara), Antonio Toniolo, Cláudio da Locadora, João Góis, Josias da Juco, Rogério Lins, Rubens Bastos, Valdomiro Ventura e Valmir Prascidelli; além de lideranças e representantes de organizações eclesiásticas e de entidades sociais, sindicais e de ensino, entre outras autoridades.
Saiba mais sobre o CEU Dra. Zilda Arns
O CEU Dra.Zilda Arns, do Jardim Elvira, zona Norte de Osasco, inaugura na cidade uma nova era na integração escola/comunidade. O bloco educacional do complexo mantém similaridade com as demais escolas da rede e segue, para a matrícula, o critério da proximidade da unidade com o endereço do aluno. Ele reúne creche, EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) e EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) e conta com biblioteca, brinquedoteca, laboratórios de informática e laboratório de ciências telesalas e salas de reforço, além das salas de aula, refeitório, pátios, play ground e demais ambientes de apoio e vivência. Assim como as outras escolas municiais de Osasco, recebe todos os projetos da Secretaria de Educação, como o Ciência Hoje e o Lego Educacional.
Espaço para integração – O diferencial da unidade fica por conta do bloco dos equipamentos públicos, destinado à utilização por parte dos alunos da rede municipal de ensino e da população em geral. Com Centro Esportivo e Centro Cultural, abrigará programas como o Recreio nas Férias e o Escolinha do Futuro, da Educação, e também programas e eventos das secretarias de Esportes e Cultura.
O Centro Esportivo é formado por ginásio coberto com arquibancada para 500 lugares e quadra poliespotiva oficial, piscina coberta semi-olímpica (oficial) e piscina recreativa. Já o Centro Cultural tem telecentro, biblioteca com sala de exposições e cineteatro com 406 lugares.
O CEU do Jd. Elvira fica na rua Theda Figueiredo Rega, 155, onde funcionava o Centro Esportivo Santo Dias da Silva, em um terreno com área de 8.125 m², tendo a construção um total de 11.850m² de área. O conjunto garante a acessibilidade dos portadores de deficiência a todas as dependências, por meio de rampas e elevadores e conta também com instalação de sanitários especiais.
Mais de 20 mil pessoas compareceram à festa de inauguração com show da Banda Djavú
O forró foi o som que embalou os moradores do Jardim Elvira e adjacências, na festa que sucedeu a inauguração do CEU Dra. Zilda Arns, na sexta-feira, 26 de fevereiro. A comunidade assistiu ao show da Banda Djavú na rua Walt Disney, Jd. Helena Maria, que se apresentou no palco montado ao lado do terminal de ônibus.
Acompanhado das autoridades que participaram da inauguração na sede do CEU, o prefeito Emidio de Souza conversou com a população, lembrando que o show celebrava um momento de glória e conquista para a zona Norte. “Investir em Educação é uma das coisas que mais dá alegria a um governante”, destacou.
O público pode acompanhar todo o processo de construção do CEU e se informar mais a respeito da unidade, por meio de um vídeo que foi exibido em telão na avenida.
Confira a agenda do CEU da próxima semana: