O prefeito Emidio de Souza acompanhado do secretário de Saúde Gelso de Lima e da diretora de Saúde Pública, Mirtes Aparecida Fabricanti Fernandes, realizou na manhã de terça-feira, 17 de abril, uma visita à Farmácia de Psicotrópicos do município, que funciona no CAPS Adulto, localizado na avenida Sport Club Corinthians Paulista, 191, Km 18.
A comitiva, que também contou com o secretário adjunto da Saúde, Maurício Rosa, a diretora do Departamento de Apoio Operacional, Sandra Nunes, e o Corregedor e Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antonio Jardim, foi recebida pela coordenadora administrativa da Farmácia, Edna Santos.
O atendimento da unidade acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para retirar os medicamentos, os munícipes são orientados a levar documento de identificação do paciente e a receita específica, em duas vias, sendo que uma fica retida com o farmacêutico. Também é preciso observar a data de emissão da receita, cuja validade é de 30 dias.
Os remédios psicotrópicos atuam diretamente no sistema nervoso central. Entre os principais subgrupos de medicação psicotrópica estão os antipsicóticos, ansiolíticos e antidepressivos. São medicamentos que devem ser usados sob prescrição médica, sendo que a entrega só é permitida mediante receita de controle especial.
De acordo com o secretário de saúde, Gelso de Lima, a unidade foi totalmente remodelada para prestar um atendimento melhor aos munícipes. “Centralizamos a entrega de medicamentos psicotrópicos fornecidos pela rede pública municipal, facilitando o acesso de mais de 500 pacientes por dia”, disse.
Já o prefeito Emidio de Souza destacou que o atendimento para pacientes do Programa Saúde Mental precisa ser qualificado. “São pessoas especiais que demandam de mais cuidados. Por isso, essa nova forma de dispensação de medicamentos, aliada à atuação de profissionais capacitados, certamente vai melhorar o atendimento”, concluiu.