Dentre os problemas que afligem os moradores das áreas urbanas, o trânsito se apresenta como uma das prioridades a serem solucionadas em parceria entre o poder público e os cidadãos, em busca de um ambiente que ofereça mais segurança e qualidade de vida.
Em nossa cidade temos observado um fluxo de veículos cada vez maior nas vias públicas, causando congestionamentos e potencial para o aumento do número de acidentes. Isso se dá por diversos motivos: os atrativos do município para o mercado imobiliário, as políticas exitosas do governo Lula que proporcionam maior poder de compra aos brasileiros – com evidentes reflexos na aquisição de veículos – e a implantação de praças de pedágios nas rodovias estaduais, que transformaram o sistema viário de Osasco em rota de fuga dos motoristas que procuram evitar a cobrança.
A questão dos pedágios, particularmente, tem trazido muitos transtornos à cidade. Sob a gestão do prefeito Emidio, Osasco vem sendo planejada para absorver o tráfego interno com segurança e fluidez, a partir da abertura de novas vias e investimentos em tecnologia. Entretanto, com o início da cobrança de pedágios, passamos a receber um fluxo externo superior ao que temos condições de comportar, gerando graves problemas em nossos principais corredores viários.
Para fazer frente a esse novo desafio, a Prefeitura de Osasco – através da Secretaria de Serviços Municipais – convida a população a aderir à campanha “Trânsito Feliz para Todos” que será lançada durante a Semana Nacional e Municipal de Trânsito, entre 18 e 25 de setembro. Além de atividades educativas que objetivam a mudança de comportamento de motoristas, motociclistas, pedestres e ciclistas, será iniciado um processo de replanejamento de nosso sistema viário, sempre de maneira democrática e com caráter sustentável, com o intuito de construirmos, em conjunto, uma cidade cada vez melhor para todos.
Luciano Lub, Historiador e Secretário de Serviços Municipais de Osasco.