Pacientes faleceram no dia 19 de julho e contágio pelo vírus foi confirmado após o óbito. As duas pessoas tinham comorbidades que contribuíram para o agravamento do quadro
A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Osasco informa que, lamentavelmente, confirmou dois óbitos em decorrência da gripe A (H1N1): uma mulher de 57 anos e um homem de 37 anos.
Os dois pacientes estavam sendo atendidos na rede municipal de saúde e faleceram no dia 19 de julho. A contaminação pelo vírus da gripe A foi confirmada após os óbitos e os dois pacientes apresentavam comorbidade (fatores que contribuíram para o agravamento dos casos).
Os familiares e pessoas que tiveram contato com as duas vítimas estão sendo monitorados pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde e passam bem.
A cidade registra 28 casos confirmados da doença (incluindo 5 óbitos) e 34 casos em monitoramento.
A Prefeitura de Osasco está adotando todos os esforços e medidas necessários para combate e prevenção da doença. Os profissionais da rede municipal de saúde vêm sendo constantemente atualizados sobre o protocolo do Ministério da Saúde para atendimento dos casos e três barracas, cedidas pelo Exército, estão funcionando diariamente, das 7 às 19 horas, no Hospital Municipal Central Antônio Giglio e nos Pronto-Socorros do Jardim Santo Antônio e Helena Maria – as três unidades de maior movimento na rede municipal – para triagem dos casos.
Nessas tendas acontece o atendimento exclusivo de pessoas com sintomas da gripe, evitando seu contato com pessoas que procuram as unidades por outros motivos.
Também como forma de prevenção, a volta às aulas na rede municipal de educação, que aconteceria no dia 27 de junho, foi adiada para a próxima segunda-feira, dia 3 de agosto. E profissionais da Educação foram treinados sobre as formas de prevenção e como identificar crianças com sintomas na rede.
Foi colocado ainda à disposição da população o telefone 08007744644, com ligação gratuita, para esclarecimentos de dúvidas sobre a doença.