O espetáculo cênico Auto de Natal, do grupo Lira dos Autos, utiliza elementos tradicionais da cultura de diversas regiões do Brasil como ritmos, danças e manifestações religiosas, interpretando a cena do nascimento do menino Jesus. As músicas apresentadas foram criadas especialmente para este espetáculo.
A história pode ter se passado em qualquer lugar, em qualquer cidade do Brasil, aproximando o público com momentos passados de suas vidas. O principal desejo dos integrantes, segundo relatam, é trazer de volta o verdadeiro espírito natalino de paz e amizade através do teatro, levando o universo cênico às pessoas distantes do cotidiano cultural do país.
Tendo como público alvo todos os tipos de pessoas de comunidades carentes de cultura, o espetáculo é adaptável a qualquer espaço, incluindo ruas, parques, praças, interior de templos religiosos, centros comunitários, entre outros lugares. O espetáculo surpreende a todos que passam pela rua durante a encenação. As pessoas são convidadas a acompanhá-los, transmitindo alegria com seus cantos, ritmo, dança e figurino típico de tradições folclóricas.
História
O personagem Zé de Maria conta a história do menino Jesus, mostrando acontecimentos que acompanham a humanidade até os dias de hoje. O presépio é o maior símbolo do nascimento de Jesus e do Natal. Em cada cena podem ser encontradas composições musicais que complementam cada frase entre a concepção e o nascimento. As músicas foram sendo criadas ao longo da produção do espetáculo, tendo como base os cancioneiros populares, cânticos de rezadeiras e moda de viola, com adaptações de outros instrumentos populares e eruditos.
Idéia e Elenco
A proposta de levar o espetáculo às comunidades já vem sendo apresentada à cidade de Osasco há três anos. O formato do espetáculo é modificado a cada ano, adaptando a novos elencos, que até então eram formados por jovens alunos dos cursos de Artes Cênicas da Escola de Artes César Antônio Salvi. Atualmente o elenco conta com a participação de alunos e ex-alunos do curso, incluindo jovens de São Paulo, das comunidades de Jaguaré e Butantã.
Criação
O responsável pela adaptação e criação das letras das músicas, figurinos, direção e concepção cênica do Auto de Natal, é o ator, diretor e dramaturgo José Genivaldo, que já produziu e dirigiu diversos espetáculos no município de Osasco, atuando também como professor do Curso de Artes Cênicas. Os espetáculos são gratuitos.
Confira onde o Auto de Natal se apresentará neste mês, levando entretenimento e cultura à comunidade.
Apresentações:
Dia 12 de dezembro
Horário: 19h
Local: Escola Cecília Meireles
Rua Juan Vicente, 377, Jd. Joelma – 3692-6542
Dia 13 de dezembro
Horário: 18h
Comitê de Luta da Cidadania
Local: Rua Rubens Vaz dos Santos, 23, Helena Maria – 3599-1119
Dia 14 de dezembro
Horário: 9h30
Local: Instituto Obreiros do Bem
Rua Eclisio Viviane, S/N, Bela Vista
Dia 15 de dezembro
Horário: 19h
Local : Rua São Benedito,211, Jardim Santa Rita
Dia 16 de dezembro
Horário: 19h
Local: Avenida dos Trabalhadores, Jardim Conceição
Dia 17 de dezembro
Horário: 19h
Associação União dos Moradores do Jardim Veloso
Local: Rua César Ladeira, 530, Jardim Veloso
Dia: 18 de dezembro
Horário: 19h
Local: Biblioteca Heitor Sinegalia, Praça Sabanta, 98, Olaria do Nino – 3694-1409
Dia 19 de dezembro
Horário: 20h30
Local: C. E. Pedro Bortolosso
Av. Visconde de Nova Granada, 513, Jardim Alvorada
Dia 20 de dezembro
Horário: 19h
Local: Rua Luiza Rossini Tirola, 17B, Vila Menck
Dia 21 de dezembro
Horário: 17h
Local: Em frente ao Shopping Plaza
Rua Antonio Agú – Centro
Vanessa Lau
Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura de Osasco