Na primeira viagem oficial ao País, prefeito Emidio de Souza e a delegação da cidade foram recebidos pelo vice-primeiro ministro e pelo ministro de Negócios Exteriores da República da Armênia
O prefeito de Osasco, Emidio de Souza, chefia uma delegação que faz a primeira visita oficial de representantes de Osasco à República da Armênia.
No último dia 24, como parte dos compromissos da viagem, foi assinado um convênio de “cidades-irmãs” entre Osasco e Gyumri, oficializando protocolo de intenções estabelecido em 2006.
Na ocasião, a comitiva de Osasco foi recebida pelo prefeito de Gyumri, Vardan Ghukasyan, que destacou a importância do convênio e programou um encontro com os principais empresários da cidade.
Ainda na cidade, Emidio e os membros da comitiva homenagearam as vítimas do terremoto de 1988, que atingiu a região, colocando flores em um memorial construído para lembrar essa tragédia.
Já na última quarta-feira, dia 26, o grupo participou de dois compromissos oficiais. No primeiro deles, foi recebido pelo vice-primeiro ministro do País, Armen Aevorgyon. E, no segundo, pelo Ministro dos Negócios Exteriores, Ashot Havakineyah.
Nos dois encontros, o prefeito ressaltou, às autoridades locais, a importância da comunidade armênia para a história e o desenvolvimento de Osasco, incluindo sua grande influência na economia e também na cultura de nossa cidade.
Emidio também destacou a disposição do município em celebrar tratados comerciais, culturais e esportivos com outras cidades e nações e convidou os ministros para as festividades do cinqüentenário de Osasco, em fevereiro de 2012.
O ministro Havakineyah, por sua vez, afirmou que, a partir desta visita e desta disposição, Osasco se torna referencia para novas possibilidades de negócios com cidades brasileiras.
Ainda na noite do dia 26, a embaixadora do Brasil na Armênia, Marcela M. Nicodemos, ofereceu um coquetel em sua residência para os membros da delegação.
“A República Armênia e suas autoridades estão nos recebendo de forma muito calorosa e respeitosa. Esta viagem está sendo da maior importância tanto para firmarmos o convênio de cidade-irmã com Gyumri como para estreitar os laços econômicos e culturais com o País, cujos imigrantes dão grande contribuição para tornar Osasco uma cidade cada vez mais desenvolvida”, afirma Emidio.
No dia 27, a delegação segue para compromissos na China. E, na seqüência, fazem visita oficial ao Japão. Nos dois países, Osasco mantém convênio de “cidades-irmãs” com Xuzhou e Tsu.
Também integram a comitiva o secretário municipal de Governo, Jorge Lapas; a coordenadora de Relações Internacionais da Prefeitura, Gleides Sodré; o presidente da Câmara Municipal, vereador Aluísio Pinheiro; o jornalista Vrejhi Sanazar, diretor do jornal Diário da Região; o jornalista e cineasta Hugo Urizar; e Milton Cavalo, representando o Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e região.