Em mais uma das reuniões do projeto “Osasco 50 Anos”, com o objetivo de planejar estrategicamente a cidade para o seu cinqüentenário, em fevereiro de 2012, técnicos de diversos departamentos e secretarias da Prefeitura de Osasco se reuniram para debater questões referentes ao eixo temático “Reforma e Modernização do Estado”. O encontro aconteceu na quinta feira, 18 de novembro, no Centro Público de Economia Popular e Solidária.
Conforme salientou o coordenador do Osasco 50 Anos, Roberto Espinosa, na abertura das apresentações, as reuniões são realizadas com o intuito de apresentar um balanço de todos os temas e diretrizes do Projeto, além de avaliar o andamento do cumprimento das metas estabelecidas para a comemoração do cinqüentenário da cidade. Em sua apresentação, ele destacou o envolvimento de todos os servidores com o sucesso do projeto e chamou a atenção de cada um para as prioridades e responsabilidades que serão discutidas no próximo Seminário.
As diretrizes abordadas englobaram: 1) Adequação da estrutura administrativa da Prefeitura; 2) Adequação de leis e decretos para o estabelecimento de marcos legais; 3) modernização do parque tecnológico; 4) consolidação de mecanismos eficientes de Informação, Participação, Transparência e Governança na Administração Municipal; 5) Realização da manutenção das instalações atuais da Prefeitura e construir o novo Paço Municipal; 6) Ampliar a abrangência e aprofundar os sistemas de Tecnologia da Informação; 7) Implantar a gestão eletrônica de documentos (GED); e 8) Projeção de Osasco como um município atuante nos cenários nacional e internacional como exemplo da cidade moderna e inclusiva do século XXI.
Para a secretária-adjunta de Administração de Osasco, Cristiane Dutra, que coordenou os trabalhos de apresentação, o debate pretende consolidar o crescimento de uma cidade sustentável e forte. “Uma metodologia está sendo definida para tornarmos as atividades de cada setor cada vez mais integradas e coesas. Pensamos ser essencial que cada área da administração pública saiba o que a outra está fazendo porque assim garantiremos mais qualidade na prestação dos serviços e um melhor atendimento a quem vive em Osasco”, destacou.
Cristiane também destacou os esforços na confecção da 3ª edição do livro do projeto Osasco 50 Anos: “O futuro da cidade é planejar a cidade do futuro”, material que deverá ser finalizado em fevereiro de 2011 e que tem por finalidade contemplar o máximo de sugestões possíveis de melhorias para o avanço da cidade em 2012, dentro das possibilidades financeiras e administrativas da prefeitura.
Também prestigiaram o evento a secretária Gilma Rossafá (Assistência e Promoção Social); o secretário-adjunto Antonio Jardim (Secretaria da Indústria, Comércio e Abastecimento); Álvaro Melo, diretor do Departamento de Uso do Solo (DUS); Régia Maria Gouveia Sarmento, diretora do Departamento de Administração de Recursos Humanos da Prefeitura de Osasco, Alex Soares de Oliveira, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação; Nice Abrantes, coordenadora do Orçamento Participativo; José Paschoal Filho, presidente da 56ª Subseção da OAB Osasco; Antonio Pereira Lapas, representante da Ordem dos Emancipadores de Osasco; e Aldo Rocha, coordenador de Relações Internacionais; dentre outras autoridades.